Estimativa é de que se reúnam 4.350 atletas de 178 países
A um ano da abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio, o evento dá mostras de sua grandiosidade. Em número de ingressos, já é considerado o segundo maior do mundo. Ao todo, 3,3 milhões de entradas serão disponibilizadas a partir desta segunda-feira (7), com preços a partir de R$ 10.
A estimativa é de que se reúnam no Rio de Janeiro 4.350 atletas de 178 países. De 7 a 18 de setembro de 2016, serão cerca de 530 provas de 23 esportes nas quatro regiões de competição do Rio 2016.
Para comemorar o marco de 1 ano para os Jogos, uma extensa programação de atividades culturais e esportivas foi programada para os torcedores que passarem pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Além da possibilidade de experimentar diferentes esportes paralímpicos, oficinas infantis e cinema ao ar livre, o evento reúne alguns dos principais nomes do atletismo mundial para o Desafio de Atletismo.
“Não poderíamos pedir uma cidade mais vibrante. Os brasileiros são apaixonados por esporte e nesta segunda-feira terão um gostinho da grande ação esportiva que presenciarão no ano que vem”, afirmou Phillip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional.
Jason Smyth, da Irlanda, Petrucio Ferreira, do Brasil, Richard Browne, dos Estados Unidos, e Evan O’Hanlon, da Austrália, estão na final. Os quatro velocistas obtiveram os melhores resultados nas eliminatórias deste domingo (6.09). A decisão está marcada para 12h50, na área do Parque dos Patins.
Esta não será a única novidade do Festival. Confira outros destaques da festa que teve início a partir das 9h:
Cinema ao ar livre
Um telão de LED instalado no Parque dos Patins exibe ao longo do dia filmes inspiradores, com roteiros de superação e esporte.
Oficinas de arte
O mascote Paralímpico Tom diverte as crianças durante oficinas de arte na arena infantil ao lado do Parque dos Patins. Das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Programa Transforma: experimentação de esportes Paralímpicos
Na quadra poliesportiva perto do heliponto da Lagoa, crianças acima de 10 anos e adultos podem jogar tênis em cadeira de rodas, das 9h às 12h. No mesmo horário, no campo de grama sintética, haverá experimentação de futebol de 5, bocha, esgrima em cadeira de rodas, tiro com arco e atletismo (arremessos). Das 11h às 12h, voleibol sentado na quadra. Das 9h às 12h, na Arena Infantil, armada ao lado do Parque dos Patins, haverá oficinas de diversas modalidades para crianças de até 9 anos. À tarde, a programação continua das 13h às 17h, com goalball na quadra poliesportiva e corrida com guia na pista de atletismo, montada no estacionamento.
Arena Ottobock
Na altura do Parque dos Patins, haverá demonstração de basquete em cadeira de rodas no espaço da Ottobock, empresa alemã líder no mercado de próteses e cadeiras de rodas fornecedora técnica oficial dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Lá, torcedores podem encontrar duas estrelas do esporte: o nadador Daniel Dias, maior medalhista Paralímpico do Brasil, e o tricampeão da Maratona de Nova York Edson Dantas.
De 9h às 17h
Desafio de voleibol sentado feminino – BRASIL X EUA
A partida será disputada em uma das quadras próximas ao heliponto da Lagoa, com regras oficiais do esporte, em melhor de cinco sets. A partir das 10h
Um ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Cerimônia com a participação de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, Sir Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), do ministro do Esporte, George Hilton, e atletas brasileiros medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015. A partir das 11h
Desafio de Futebol de 5 – BRASIL X ARGENTINA
Modalidade Paralímpica para deficientes visuais, a partida será disputada em dois tempos de 25 minutos, com intervalo de dez minutos, em uma quadra próxima ao heliponto da Lagoa. 14h
Desafio de Basquetebol em Cadeira de Rodas
Em uma quadra próxima ao heliponto da Lagoa, atletas de times cariocas formarão times de três para partidas de exibição. A partir das 15h
Programa cultural Celebra
Na arena do Parque dos Patins, a escola de samba inclusiva Embaixadores da Alegria abre a programação cultural do Festival Paralímpico. Na sequência, duas apresentações de dança: do grupo de Corpo em Movimento, que inclui bailarinos em cadeiras de rodas; e da Companhia Suave, com coreografia inspirada no passinho, estilo de dança urbana popular carioca. Depois, como na noite de domingo, o DJ João Brasil e o dançarino Michel do Passinho transformam o espaço em pista de dança. A noite termina com bailarinos e passistas juntos no ritmo da bateria da Embaixadores da Alegria e dos mixes do DJ. A partir das 16h
