O conhecimento em programação e robótica vem se tornando uma habilidade cada vez mais desejável no mercado de trabalho, nos mais diversos segmentos profissionais. Pensando nisso, uma equipe sergipana vem desenvolvendo uma ferramenta que visa proporcionar o primeiro contato com essas atividades para crianças e adolescentes. Trata-se do PIC, um jogo mobile baseado em realidade aumentada com conteúdo divertido e didático. O projeto é apoiado pelo Governo de Sergipe, por meio do Programa Centelha, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
Através do game, o jogador poderá construir um robô a partir de uma base principal e um conjunto básico de sensores, atuadores e peças complementares. Os comandos poderão ser executados em realidade aumentada, criando um ambiente sensorial virtual associado a elementos do mundo real. O jogo também contará com a possibilidade de modelagem de fases que podem ser compartilhadas entre jogadores, além de um espaço de treinamento para olimpíadas de robótica com desafios especializados. A ferramenta incluirá manuais explicativos e fichas de atividades para propiciar a inserção nas escolas e a formação de instrutores.
De acordo com a criadora e diretora executiva do projeto, Stephanie Kamarry Alves de Sousa, um dos principais benefícios do jogo está na democratização do acesso à programação e à robótica. “Comprar um kit Lego, que é um kit de robótica básica, custa em torno de 3 mil reais hoje em dia. Nosso jogo mobile sai muito mais em conta. Além disso, o uso da realidade aumentada proporciona a interatividade, que as crianças tanto gostam e que as motiva em seus desafios, fazendo com que elas aprendam cada vez mais. Será um jogo completo, acessível, divertido e didático para uso em escolas e por clientes individuais”, afirma.
