Joaquim Beltrão discute projetos Território da Cidadania em 10 municípios do sertão alagoano
O deputado Joaquim Beltrão (PMDB/AL) discutiu nesta semana os projetos prioritários do Território da Cidadania do sertão alagoano com as lideranças locais, prefeitos, articuladores e coordenadores do Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA, em reunião realizada em Delmiro Gouveia. Ele também visitou diversos projetos desenvolvidos nos municípios de Major Izidoro, Olivença, Pariconha, Canapi, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Mata Grande, Ouro Branco e Dois Riachos.
Joaquim Beltrão avaliou como muito importante” a sua participação na reunião do Território da Cidadania, assim como as visitas aos projetos, resultados das discussões sobre o que desenvolver para melhor atender a cada comunidade como: a criação de ovinos e caprinos, construção cisternas, unidades de frutas, centros de beneficiamentos, casas de mel, entre outros. “Discutir e ouvir o povo é a melhor forma de saber como ajudá-lo”, disse o deputado.
O projeto Território da Cidadania, lançado pelo Governo Federal em 2008, tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, envolvendo programas básicos de cidadania através de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com a participação integrada entre governo federal, estados e municípios e também das comunidades envolvidas para definir as prioridades das comunidades, com recursos da ordem de R$ 1,2 milhão para cada território.
Os 10 visitados municípios pelo deputado Joaquim Beltrão durante esta semana fazem parte dos Territórios da Cidadania do Alto (09 municípios) e Médio Sertão (08) alagoanos, num total de 17 municípios.
Do Alto Sertão: Inhapi, Canapi, Mata Grande, Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho D’ Água do Casado, Pariconha e Piranhas, o seu território tem uma população de 168, 202 habitantes, dos quais 90.642 vivem na área rural, ou seja 53,89% do total. Constituída de 12.225 agricultores familiares, 1.038 famílias assentadas, seis comunidades quilombolas e 01 terra indígena. Seu IDH médio é de 0,58. (fonte Território da Cidadania)
Ainda de acordo com fonte oficial, o Território da Cidadania do Médio Sertão de Alagoas abrange uma área de 2.542,40 quilômetros quadrado e é composto pelos municípios de Senador Rui Palmeira, Carneiros, Dois Riachos, Olivença, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Maravilha e São José da Tapera.A população total desse território é de 147.974 habitantes, desses 82.195 vivem na área rural, o que corresponde a 55,55% do total. São 16.144 agricultores familiares e 06 comunidades quilombolas. O IDH médio é de 0,56.
