×

Política

Joãozinho Pereira pede apoio para Santa Casa de São Miguel dos Campos

Deputado Joãozinho Pereira

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira, 24, o deputado Joãozinho Pereira (PSDB) demonstrou preocupação com a situação vivida pela Santa Casa de São Miguel dos Campos, que na semana passada anunciou a suspensão de parte de suas atividades por enfrentar dificuldades financeiras. A Santa Casa, segundo o deputado, tem 90% de seu atendimento praticado através do Sistema Único de Saúde (SUS) e somente 10% por convênios particulares.

“A Santa Casa atende aos municípios de São Miguel, Boca da Mata, Teotonio Vilela, Junqueiro, Campo Alegre e ainda a BR-101, mas ela está a ponto de fechar as portas, pois, só tem 10 por cento de convênio que corresponde apenas a 20 por cento de sua receita, os outros 80 por cento são pelo SUS. A Santa Casa pede socorro e pode fechar suas portas, porque a Saúde no Brasil não é prioridade, por isso vamos pedir socorro ao governo do Estado para que através da Secretaria de Saúde ajude a Santa Casa”, disse.

Joãozinho Pereira apresentou uma planilha cedida pela diretoria da Santa Casa que comprova um déficit de R$ 310 mil em repasses dos governos federal, estadual e municipal, recursos esses que foram reduzidos. Ao final de seu discurso, o deputado informou que teve um contato com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, para solicitar que recebesse os dirigentes da Santa Casa e a prefeita de São Miguel dos Campos para tentar contornar o problema e ajudar a solucionar o impasse enfrentando pela unidade de saúde. “É preciso unir forças para tirar da UTI a saúde lá de São Miguel dos Campos”, concluiu Joãozinho Pereira.

Transporte intermunicipal

Joãozinho pediu ainda apoio aos demais deputados para criação de uma frente parlamentar em defesa dos motoristas que atuam no transporte intermunicipal, salientando que muitos encontram-se ameaçados de perder a fonte de renda por conta da licitação que o governo do Estado pretende fazer através da Arsal. “Temos que defender esses pais de famílias que tiram o seu ganham pão nas pistas, nas rodovias e nas BRs fazendo transporte intermunicipal e que estão sendo ameaçados por uma licitação”, declarou Joãozinho.

Em aparte o deputado Antonio Albuquerque (PTdoB) ressaltou que a luta dos transportadores intermunicipais vem desde o ano passado. Para ele, os deputados precisam defender a classe que terá muito a perder com a licitação. “Essa licitação vem pairando como uma assombração e uma ameaça a vida de muitas famílias alagoanas”, disse o deputado Antonio Albuquerque. Os deputados Jota Cavalcante (PDT) e Dudu Hollanda (PMN) também se manifestaram a favor dos profissionais.