O deputado Joãozinho Pereira (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa durante a sessão desta terça-feira, 10, para demonstrar sua preocupação e solicitar a atenção da Mesa Diretora da Casa para com o acompanhamento da construção de novas barragens no estado de Pernambuco. As barragens serão Panelas II, Serro Azul, Lagoa dos Gatos, Igarapeba e Barra do Guabiraba, cujos investimentos passam de R$ 700 milhões, garantido por meio de verbas do Ministério da Integração.
“São cinco barragens importantes, que podem no futuro evitar muitas cheias. O que me preocupa é que o governo federal não trate Alagoas da mesma forma que mantém relações com nosso estado vizinho, liberando recursos para Pernambuco e negando à nossa terra o mesmo direito”, frisou Joãozinho Pereira. Ainda de acordo com ele, os recursos já foram liberados para a construção imediata de duas das cinco barragens. “Nosso estado é pequeno e não pode sofrer discriminação”, completou o deputado.
O deputado informou que as barragens serão construídas em áreas de divisa entre os estados e não foi apresentado um estudo hidrográfico sobre a segurança das mesmas. “Essas barragens, no futuro, podem até vir a prejudicar algum afluente dos nossos rios”, frisou Joãozinho Pereira, lembrando que em 2010, quando das enchentes ocorridas no Estado, chegou-se a comentar que houve rompimento de barragens em Pernambuco.
Pereira pediu ao deputado João Henrique Caldas (PTN), presidente da Comissão Especial das Enchentes da Casa, que solicite o mapa e uma planilha de onde serão construídas as barragens e que se questione sobre a existência de algum plano para que o estado de Alagoas também seja beneficiado com recursos do governo federal. “A contrapartida o governo, com certeza, tem para oferecer”, acrescentou o parlamentar tucano.