×

Política

JHC lamenta morte de Ministro do STJ, Humberto Gomes de Barros

Durante a sessão da quarta-feira, 13, o deputado estadual João Henrique Caldas (PTN) prestou homenagem póstuma ao ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Gomes de Barros, que faleceu no dia 08 de junho, em Brasília.

“Mesmo não tendo nascido à mesma época, tive oportunidade de conhecer essa pessoa que se dedicou ao acesso universal à Justiça. Homem que primou por uma boa cultura, como autor de obras literárias e que nutria um enorme carinho por nosso Estado”, afirmou JHC, relembrando o tempo em que estagiou no Senado, quando era estudante de Direito.

O parlamentar lembrou, ainda, a figura do ministro como uma pessoa simples e bem-humorada, que transmitia tais qualidades em seus julgamentos e obras. “Seu último livro trata de um confronto que houve nesta Casa, cujo título é: Memória do Tiroteio. Naquela tragédia, que aconteceu em 1957, seu pai, o deputado Carlos Gomes de Barros, foi atingido por um tiro no pescoço e saiu gravemente ferido”, disse.

Em pouco mais de três meses de gestão, o ministro Humberto Gomes de Barros regulamentou procedimentos de tramitação e julgamento dos recursos especiais repetitivos, criou o Núcleo de Procedimentos Especiais da Presidência e implementou o acesso do STJ ao cadastro de clientes do Sistema Financeiro Nacional, gerido pelo Banco Central, dentre outras medidas. O ministro também foi o responsável em promover o fortalecimento do processo de interiorização da Justiça Federal, ao inaugurar a 7ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, instalada em União dos Palmares.