As incursões das forças policiais nas favelas do Rio de Janeiro repercutiu no plenário da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 30. O deputado Jeferson Morais (DEM) considerou que a ação recente demonstra que o poder público não agiu antes por inércia. O parlamentar mostrou preocupação com a possibilidade de os traficantes cariocas se instalarem em outros estados, especialmente em Alagoas.
Para reforçar sua preocupação, Morais lembrou que um dos acusados pelo assassinato do prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, foi preso recentemente na Praia do Francês, litoral Sul de Alagoas. “Isso mostra que a minha preocupação não é sem fundamento”, destacou Jeferson Morais. O deputado também chamou atenção para a atitude tomada pelo governo do vizinho estado de Pernambuco, que fechou todas as suas divisas, distribuiu no aeroporto e rodoviária relação de fotos dos criminosos do Rio e, qualquer pessoa que chegue a Pernambuco, passará por revista.
O deputado Edival Gaia Filho (PSDB) disse que, como morador do bairro de Ponta Verde, observa grande movimentação em alguns locais que, comprovadamente, funcionam como ponto de venda de drogas. “E a polícia nada faz. É bom lembrar que a situação do Rio de Janeiro começou assim, aos poucos, e ganhou essa dimensão toda”, considerou Gaia.
