Jacintinho: moradores participam de curso no Cras Sônia Sampaio
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, equipamento da Secretaria de Assistência Social de Maceió (Semas), realiza o sétimo curso do ano para a comunidade do bairro Jacintinho. Até a próxima sexta-feira, 26, 18 alunos – todos moradores do bairro – vão aprender técnicas de fabricação de sabonetes e embalagens.
A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Rizomar Maria de Lima, diz que os participantes vão aprender técnicas diferentes de fabricação de sabonetes, como o uso do mel de abelha e a utilização de bases transparentes para a confecção de sabonetes em barras.
“Os alunos também aprendem a fabricar sabonetes líquidos e embalagens. Quanto aos sabonetes em barra, os participantes vão fazer produtos com base transparente e leitosa. Vão também usar o mel na fabricação, o que dá um diferencial ao produto, já que hidrata mais a pele. A técnica é conhecida como sabonete artesanal favo de mel. Utiliza o mel de abelha no recheio e na cobertura do produto, revestimento e forma”, ensina a instrutora.
As essências e extratos que dão cheiro aos sabonetes líquidos e em barra são industriais. Todo o material é fornecido pelo Senar, em parceria com o Cras Sônia Sampaio. O curso tem duração de 40 horas e é oferecido nos dois turnos.
“Somos parceiros do Senar há quatro anos. Conseguimos trazer os cursos para o Cras, o que facilita o deslocamento dos participantes que são moradores do bairro Jacintinho e entorno”, diz o coordenador do Cras, Ricardo Andrade.
O coordenador ressalta ainda que a motivação dos participantes deve gerar a criação de um grupo produtivo, uma cooperativa ou associação. Ricardo Andrade revela que para isso é preciso fazer novas parcerias e oferecer cursos que estimulem o empreendedorismo e a geração de pequenos negócios.
“Esses são passos que devemos tomar no futuro para estimular a autonomia dos participantes, para que eles possam desenvolver suas habilidades não só na geração de renda, mas também na conquista da autoestima, no desenvolvimento pessoal e coletivo”, enfatiza o coordenador.
A aluna Marigleide Santos já fez outros cursos no Cras Sônia Sampaio, como o de bonecas, e hoje já confecciona para vender para os amigos e parentes. A mãe dela, Dona Maria Gleide, sempre acompanha a filha no aprendizado.
“Assim fica mais fácil, uma ajuda a outra e conseguimos melhorar a nossa renda com a venda dos produtos”, diz a dona de casa que perdeu o marido recentemente e confessa que se não fosse a participação nas atividades no Cras, não saberia o que fazer da vida. “Minha filha entrou em depressão, mas conseguiu dar a volta por cima”, conta.
A aluna Maria Madalena da Silva é outra participante que já melhorou a renda depois de ter participado dos cursos oferecidos pelo Senar no Cras Sônia Sampaio. “Trabalho como diarista, só um dia na semana, por conta da minha saúde. Nos outros dias faço o crochê e é o que tem garantido a minha sobrevivência. Depois do curso tive a chance de aperfeiçoar as peças. Faço roupas, peso de porta, toalhas. Nunca falta o dinheiro na carteira”, diz a artesã que já pensa em fabricar os sabonetes e vendê-los.
Dona Ilma Lúcia dos Santos é artesã. “Tenho carteirinha e tudo! Não perco um curso do Cras. Tenho um ponto, uma lojinha na minha casa e quero encher de sabonete”, diz com entusiasmo e revela ainda que já fez cursos de bordado e crochê e que dá aulas em casa e em associações de moradores.
O próximo curso oferecido no Cras Sônia Sampaio, em parceria com o Senar, será o de vestimenta básica. As aulas estão previstas para iniciar no dia 12 de setembro. O Cras Sônia Sampaio fica na Rua Jarbas Andrade, 119, COHAB, Jacintinho. O telefone é o (82) 3315-1645.
