×

Alagoas

Já são sete municípios atingidos pelas chuvas

O último balanço da Defesa Civil Estadual aponta que mais de 3.674 pessoas estão em situação de emergência em sete municípios das regiões da zona da mata e norte de Alagoas em decorrência das fortes chuvas que caem no estado desde a madrugada de quinta-feira (28).

De acordo com o coronel bombeiro Gílson Romeiro, coordenador da Defesa Civil Estadual, os dados mais atualizados apontam para 3.674 afetados. Desses, 2.579 estão desalojados, 514 desabrigados, uma criança morreu em São Luís do Quitunde e três pessoas ficaram feridas em deslizamentos de barreiras em Jundiá e também em São Luís.

Devido a situação de emergência, os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Alagoas em todo o estado estão recebendo donativos para as vítimas das enchentes nos municípios de Campestre, Jundiá, Novo Lino, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Paripueira e Porto de Pedras.

Os desabrigados e desalojados estão necessitando, prioritariamente, de alimentos não-perecíveis e água potável. Roupas e cobertores também estão sendo recolhidos para doação.

“Os números aumentaram por causa das chuvas que caíram esse final de semana. As defesas civis municipais estão contabilizando mais informações para que possamos ter ainda melhor precisão nos números. Além disso, também estão num processo de conscientização junto às famílias das áreas de risco para que elas entendam que o mais importante é a vida. Infelizmente, a nossa cultura faz com que nos apeguemos aos bens materiais”, disse o oficial

No relatório da Defesa Civil deste final de semana, aponta que em Jundiá 150 pessoas estão desalojadas e 80 desabrigados. Ainda segundo as informações repassadas pelo município, 100 residências foram danificadas e outras 20 destruídas. A distribuição de energia também foi danificada.

Em São Luiz, 300 pessoas estão desabridas e 2.179 desalojadas. Duas pessoas foram deslocadas, uma criança morreu soterrada, cinco estão enfermas e três levemente feridas. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) apontou também que 40 residências foram danificadas, 35 destruídas, dois prédios públicos danificados, assim como a distribuição de energia.

Na cidade de Novo Lino, 78 pessoas estão desabrigadas e 12 desalojadas. 36 residências foram danificadas e três destruídas. Três prédios públicos foram danificados. Os sistemas de transporte e distribuição de água também estão danificados.

Em São Miguel dos Milagres, 56 pessoas estão desabrigadas e 208 desalojadas. O sistema de transporte, comunicação e distribuição de água estão danificados e 86 residências foram danificadas, 14 destruídas e oito prédios públicos danificados.

Todos esse números estão sendo atualizados pela Defesa Civil, já que a chuva continua forte no Estado. Segundo o coronel Gílson Romeiro, os municípios de Paripueira e de Porto de Pedras informaram à Defesa Civil que vão decretar, ainda hoje, situação de emergência. “Já fomos alertados sobre isso. Essas duas cidades estão com muitos moradores sem ter para onde ir”, declarou.

Os municípios de Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Campestre permanecem em situação de emergência. As vítimas atingidas pelos temporais estão, provisoriamente, alojadas em colégios e clubes espalhados pelas cidades