O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciou, nesta segunda-feira, 19, a Operação Especial Cozinha Segura. Os agentes fiscais percorreram lojas do comércio varejista do Centro de Aracaju para fazer a verificação de eletrodomésticos. A fiscalização se estende por outras cidades de Sergipe e também acontece em todo o país até o dia 23 de junho.
O objetivo da operação é verificar se os eletrodomésticos atendem à regulamentação do Inmetro e se estão sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias e o selo de avaliação da conformidade. “Há uma portaria do Inmetro com requisitos obrigatórios de segurança elétrica e o nosso objetivo é verificar se os eletrodomésticos comercializados estão de acordo com essas regras. Esses produtos também devem trazer as informações do fabricante, distribuidor ou importador, além do selo de avaliação da conformidade, mais conhecido como selo do Inmetro” explica o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo.
Todas essas exigências são necessárias para que o consumidor possa usar esses produtos de forma segura e sem riscos à saúde. A medida beneficia também o mercado brasileiro, já que impõe regras iguais às dos produtos nacionais e importados, garantindo justa concorrência. “O selo garante, a consumidores e comerciantes, que esses produtos foram fabricados dentro das normas do Inmetro e que não oferecem riscos à segurança. É importante que todos fiquem alerta, pois nos casos em que houver queixa, mas o produto não estiver com o selo e as informações obrigatórias, o Inmetro e o Procon não conseguirão rastrear e penalizar os fabricantes”, detalha a gerente de qualidade e produtos certificados do ITPS, Maria Inêz de Almeida Machado.
O diretor-presidente acrescenta que o consumidor também pode auxiliar o ITPS no trabalho de fiscalização. “O consumidor é o nosso principal parceiro, pois suas denúncias e reclamações também nos ajudam na identificação de produtos e serviços que estão fora da regulamentação do Inmetro”, esclarece.
