O Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (Itec) está trabalhando para se adequar as exigências da certificação ISO 9001. Nesta quarta-feira (22), foi promovida pelo Núcleo de Gestão da Qualidade do Itec uma reunião de monitoramento com os gestores apresentando uma síntese das pendências identificadas nos setores em relação aos manuais que são exigidos para obtenção da ISO.
O Itec, que ganhou no ano passado o Prêmio Estadual da Qualidade, tenta agora se adequar para obtenção da ISO. Na reunião, o setor também apresentou o resultado das ações corretivas e preventivas, o calendário de divulgação dos manuais para a força de trabalho, a ferramenta utilizada nesta divulgação e as oportunidades de melhorias identificadas.
“O mais importante não é a cobrança das pendências, mas a conscientização de que precisamos trabalhar para fazer com que o Itec alcance o patamar de excelência exigido entre as melhores empresas de T.I.”, comentou o diretor-presidente do Itec, Jorge Almeida.
Das 38 pendências que foram apontadas na auditoria documental realizada no fim de 2015, 26 foram não conformidades, das quais foram finalizadas dez, estando cinco dentro do prazo e 11 atrasadas. Doze tiveram a oportunidade de melhoria, das quais foram finalizadas seis, estando uma no prazo e cinco atrasadas.
A divulgação desses manuais será feita através da Intranet dentro de um calendário estabelecido. Todos os colaboradores do Itec devem ler e atestar a leitura dos manuais de todas as áreas. Esse é um dos pré-requisitos para obtenção da ISO 9001. Os manuais começam a ser divulgados a partir do dia 27 de julho, estando programada a divulgação um manual a cada semana.
Durante a reunião, o setor da qualidade também apresentou o sistema Opportunis, que está sendo desenvolvido pelo colaborador Juliano Araújo e que deverá substituir o sistema usado anteriormente para fazer a gestão estratégica.
O setor apresentou ainda a programação de capacitação em Gestão de Processos de Negócios (BPM) que será promovida aos gestores nas próximas semanas. Segunda a coordenadora da Qualidade, Leide Isabel Coelho, este curso é mais um passo para a melhoria da gestão.
“O Itec passou a trabalhar a melhoria contínua. Adotando a gestão por processos vamos possibilitar uma gestão sistêmica, possibilitando que os setores façam um trabalho integrado para alcançarmos juntos os melhores resultados, visando o bem-estar dos nossos colaboradores”,explicou Leide Coelho.
