reinamento é o primeiro de sete previstos pelo Itec e está sendo ministrado pela empresa HP
Em continuidade ao projeto de reestruturação do Datacenter do Estado – infraestrutura tecnológica onde são armazenados os principais sistemas e dados governamentais – o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) iniciou nesta segunda-feira (26) as capacitações voltadas à gerência dos novos equipamentos e softwares. O projeto de reestruturação faz parte do Alagoas Tem Pressa e recebeu recursos de R$10,4 milhões para aquisição de novos equipamentos (hardwares), novos softwares, treinamentos, serviços e reforma.
Durante toda esta semana, técnicos do Itec participam do curso de Gerenciamento do 3Par, principal equipamento de armazenamento de dados do Datacenter. Este treinamento é o primeiro de sete previstos e está sendo ministrado pela empresa HP, nas dependências da escola Conhecimento Digital, no bairro da Serraria. O Itec cedeu três vagas desse curso para técnicos do Detran e da Secretaria da Fazenda, órgãos que adquiriram o mesmo equipamento.
“O 3Par é o principal storage do Datacenter. No projeto estamos expandindo o que temos e adquirindo outro modelo mais novo, ao final das duas instalações, eles serão responsáveis por mais de 60% da capacidade de armazenamento do Datacenter do Governo”, comenta o gerente do Datacenter do Itec, Tiago Fonseca.
Reestruturação
Com os novos equipamentos adquiridos neste projeto haverá a expansão não só da capacidade de armazenamento de dados, mas também da oferta de serviços aos órgãos e secretarias governamentais. A solução de Cloud Computing (Computação em Nuvem), Networking e melhoria da rede de fibra óptica, são exemplos desses serviços. A capacidade de armazenamento está sendo aumentada em cerca de 200%. Todos os órgãos que possuem algum serviço no Datacenter do Governo de Alagoas serão beneficiados, e consequentemente, a população que depende desses serviços.
“Esses projetos servem como base para qualquer projeto que use recursos de Tecnologia da Informação (TI). A partir deles, o Governo ganha em benefícios como uma maior facilidade dos clientes em solicitarem servidores ao Datacenter, melhor acesso aos serviços do Datacenter para os órgãos ligados por fibra, melhoria da capacidade de TI e da velocidade dos sistemas armazenados. Também estaremos ampliando a capacidade de recebimento de novos projetos do estado”, comenta o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira.
