×

Alagoas

Itec aposta em parcerias com universidades e empresas locais para o desenvolvimento da TI

Prioridade de ações foi discutida em conjunto com colaboradores do órgão


A inclusão das universidades, através de bolsas de fomento, e a parceria com microempresas locais no desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI) pública são ações prioritárias para o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec). Essas e outras ações estruturantes foram discutidas em conjunto com todos os colaboradores do órgão durante reunião de alinhamento neste mês de setembro.

A nova forma de trabalhar os projetos de governança eletrônica prevê um tipo de contratação mais sustentável, que priorize os projetos. “O tipo de contratação que ocorria, fazia com que poucas pessoas ficassem com uma demanda grande de projetos, dificultando a execução das ações. Passaremos a trabalhar de maneira mais eficaz, através de parceria com a Fapeal e universidades, fazendo contratos por projetos de maneira a garantir um começo, meio e fim”, explica o diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira.

O lado consultivo do Itec perante os órgãos do Governo do Estado será ampliado, principalmente porque servirá de ponte entre o Governo e o Polo de Tecnologia, servindo como fator de melhor utilização dos recursos do governo a serem investidos em TIC. O Polo de TI está sendo construído através da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) em conjunto com as empresas de TI locais.

“Uma das empresas mais importantes para o nosso Polo de Tecnologia é o Itec. Com a estruturação e fortalecimento do Itec, enquanto empresa pública, e do setor produtivo de TICs do Estado, a TIC do Estado de Alagoas nunca mais será a mesma”, comenta o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton.

Em paralelo ao fortalecimento das ações de TI, o Itec voltará esforços para ações de reestruturação do órgão. Entre essas ações estão a construção do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) do órgão, que precisa de um PCC bem definido para requisitar o concurso público, a mudança da estrutura organizacional, tendo em vista o crescimento do órgão, e o investimento em infraestrutura, dando continuidade ao projeto de construção de um novo prédio.

O Itec também investirá nos serviços de consultoria a projetos dos órgãos Governo de Alagoas, como acontece atualmente no projeto de Videomonitoramento, que está sendo trabalhado em conjunto com a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) e Detran, e como o Wi Fi nas Escolas, onde o Itec atua em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

A definição das ações prioritárias foi construída por um comitê formado pelo diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, pelo superintende de TI, Raymundo Fernandes, pela coordenadora setorial de gestão, Alyne Campos, pelo analista de sistemas, Luiz Eugenio Barroca, pelo programador, Marcus Bandeira, pela gerente de Governo Eletrônico, Leide Isabel Coelho, pela gestora de RH, Betânia Albuquerque e pela analista de sistemas, Vania Soares.

A apresentação seguiu com ações como a implantação de um escritório de projetos e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), projetos para a ampliação da estrutura de conectividade e datacenter e apoio em projetos de aquisição e desenvolvimento de sistemas coorporativos.

“O que foi apresentado é uma radiologia do que já foi pensado por todos no planejamento estratégico do ano passado. Achei interessante a organização das ações, que passa a priorizar os projetos”, expôs o coordenador do Núcleo de Gestão Eletrônica de Documentos do Itec, Kleber Ivo.