×

Penedo

Israel Saldanha passa as chaves da prefeitura para o procurador do município

Prefeito quebra o protocolo e não vai participar da transmissão do cargo para o seu sucessor

Na tarde desta segunda-feira (31), o ainda prefeito, Israel Saldanha (DEM), entregou as chaves da Prefeitura de Penedo ao procurador do município, servidor efetivo e presidente da Comissão de Transição, Francisco Souza Guerra. A solenidade atesta que, o patrimônio entregue a um servidor efetivo, está em perfeitas condições para o próximo gestor. Esta última segunda-feira do ano, também oficializou que o Chefe do Executivo não vai participar da solenidade oficial de transmissão do cargo para o prefeito eleito, Marcius Beltrão (PDT).

De acordo com o procurador Francisco Souza Guerra, esse ato simbólico, indica que o patrimônio da sede do município, está em perfeitas condições, com os computadores em uso, as salas todas limpas e enceradas. Os banheiros prontos para uso e todos os móveis com etiqueta de patrimônio. Além de todas as chaves das portas internas da prefeitura, estarem nas fechaduras.

“Este ato significa que o patrimônio passa para a mão dos servidores, neste intervalo até a posse do prefeito eleito, Marcius Beltrão. Neste caso, como eu sou o procurador mais antigo e efetivo, esse ato em receber as chaves da sede do Executivo ficou para mim”, explicou. Guerra ainda acrescentou que, esse ato simbólico não poderia acontecer com o prefeito eleito, porque ele ainda não foi empossado.

Apesar de algumas frustações, a certeza do dever cumprido

Foram com essas palavras que o prefeito Israel Saldanha (DEM), que assumiu os destinos de Penedo, após Alexandre Toledo (PSDB) renunciar o cargo para se candidatar a deputado federal, se despediu da sede do Executivo municipal, após dois anos sete meses e 25 dias. “Apesar de algumas frustações, a exemplo da perda de receita no município, deixo a prefeitura, apesar de tudo, com a certeza do dever cumprido”, desabafou.

Para Saldanha, a situação da prefeitura neste momento é muito melhor para o próximo gestor. “Hoje a situação da prefeitura é muito melhor do que a gente recebeu. O que posso falar que os desafios vão continuar, os recursos são poucos”, contou Israel Saldanha.

Ainda sobre os recursos, ele destacou que tudo foi uma triste coincidência. “Penedo é uma cidade polo e os recursos destinados são poucos. Um exemplo é a Saúde. Essa pasta aqui é regional e os recursos não são para tal. Tudo foi uma triste coincidência. Os problemas se arrastaram e todos apareceram na minha gestão”, disse.

Salários em atraso

Em rápida entrevista ao portal www.aquiacontece.com.br, Israel Saldanha (DEM), confessou que está saindo do governo, deixando salários em atraso. Perguntado pela nossa reportagem se ele estava deixando os salários dos servidores em dia, ele respondeu: “Infelizmente, o mês de novembro, parte dos servidores da saúde ficaram sem receber. Já o mês de dezembro, apenas os servidores da Educação receberam. E o décimo, conseguimos pagar”.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brEleições 2012 e mágoas

Sobre o último pleito, Saldanha contou que sabia que seria difícil enfrentar Beltrão, mas, que apesar de tudo, não restam mágoas. “Nós pertencemos a um grupo político, e esse grupo tinha pretensões em continuar. Fui indicado e aceitei. Sabíamos que tínhamos um índice de rejeição. Ele era um candidato forte, sempre foi difícil enfrentá-lo. E terminou por vencer. A resposta do povo foi incisiva. Não foi uma diferença apertada”, recordou.

Pretensões e família

Perguntado sobre o futuro, Saldanha respondeu que agora é muito cedo para falar de pretensões políticas. O que tem de certeza, é que agora vai retomar a sua vida, a sua família. “Bem, vou continuar sendo presidente do partido em Penedo. Vamos continuar no mesmo grupo, isso posso falar. Agora, sobre disputar algum cargo pela frente, ainda é muito cedo. Nesse primeiro momento, vou retomar a minha vida, a minha família. Vou retomar a minha profissão, que é engenharia Civil”, finalizou o prefeito Israel Saldanha.

Israel Ramires Saldanha (DEM), vereador eleito por Penedo para o seu primeiro mandato político de 2005 a 2008. Sendo indicado para disputar a prefeitura pela chapa Toledo/Saldanha, ainda em 2008. Assumiu a administração após Alexandre Toledo (PSDB) renunciar para se aventurar na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Foi derrotado na chapa Israel e Ivana, para os eleitos Marcius Beltrão e Ronaldo Lopes.