×

Negócios/Economia

Irrigação garante 50% da produção de cana e fruticultura da Pindorama

Com experiência de mais de cinquenta anos na agricultura, a Cooperativa Pindorama sabe a importância de um projeto de irrigação eficiente. Em quase quatro anos de investimentos em irrigação, a cooperativa avançou de mil hectares para cinco mil hectares de irrigação de salvação e mais de dois mil hectares de irrigação permanente, garantindo 50% da produção de cana-de-açúcar e da cultura de frutas na região, avanço que vai continuar com maior eficiência.

Através de uma parceria com o governo estadual, emenda parlamentar do senador Renan Calheiros, apoio do deputado federal Joaquim Beltrão e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) o encanamento de uma adutora que beneficia seis comunidades da Pindorama serão substituídos. A antiga tubulação, de aço/carbono e espessura fina, apresentava muitos problemas e não aguentava a pressão da água. Os novos tubos já chegaram, o que animou os produtores.

De acordo com Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama, o projeto da adutora tem mais de dez anos, mas por problemas técnicos nunca funcionou plenamente. “Essa adutora interessava muito a gente e começamos brigar por ela. Fomos até o governador, pedimos ajuda aos parceiros e eles entenderam como é importante esses 36 quilômetros de irrigação para os pequenos agricultores de Pindorama. Estamos felizes”, destacou Santos.

A adutora terá três fontes de captação nos rios Piauí, Camundongo e Rio da Cruz, pontos que distribuirão água para os povoados Piauí, Santa Cândida, Palmeira Alta, Prosperidade e Flamengo. “A irrigação proporciona dobrar a produção com a mesma área. Com o aumento da nossa produção, aumentamos os benefícios dos cooperados e crescemos juntos. É o campo puxando a indústria”, enfatizou o presidente da cooperativa que é exemplo bem sucedido de reforma agrária.