×

Policial

“Irmãos do crime” presos em Penedo são responsáveis por outros homicídios, segundo delegado regional

Delegado regional Guilherme Martim Iusten

A prisão dos irmãos Ednaldo Xavier Santos, 18 anos, e Leandro Xavier Santos, 21, ocorrida nesta quinta-feira, 02 de junho, ajudou na elucidação do homicídio que vitimou Edvaldo Oliveira de Souza, conhecido como “Tobias”, e de pelo menos outros três assassinatos ocorridos em Penedo e em Igreja Nova.

De acordo com o delegado Guilherme Martim Iusten, titular da Delegacia Regional de Penedo, “os irmãos do crime” desde a época em que eram adolescentes praticam crimes na região do Baixo São Francisco alagoano.

“Com a prisão dos elementos, conseguimos elucidar não só a morte do Tobias, mas também outros crimes. Investigações apontam que os irmãos, junto com o primo Josuel Alves, conhecido como Bombado, morto no dia 27, possuíam uma extensa ficha criminal, inclusive com algumas passagens pela delegacia de Penedo”, salientou Iusten.

Ainda segundo o delegado, em julho de 2014, durante uma discussão registrada em um bar localizado no povoado Catrapó, em Igreja Nova, Ednaldo Xavier, à época menor de idade, e Josuel Alves executaram com golpes de arma branca um homem de 42 anos identificado como Luiz José Marques Santana.

“Logo após o ocorrido, ‘Bombado’ fugiu para Aracaju, mas algum tempo depois retornou a Penedo e passou a morar próximo a residência de Edvaldo Oliveira. Quando foi no dia 27 de maio, ‘Bombado’ foi assassinado e como Edvaldo trabalhava na zona rural de Igreja Nova, Ednaldo e Leandro decidiram matar o idoso para vingar a morte do primo, pois eles acham que o Tobias foi quem passou informações da vítima para os executores”, explicou o delegado.Já Leandro Xavier, segundo o delegado regional, é o responsável pelo homicídio de Rafael Farias Lima, 24 anos, e, inclusive, tinha um mandado de prisão em aberto. O crime foi registrado no bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como Coréia, em Penedo. A vítima foi executada com diversos disparos de arma de fogo na cabeça e morreu no local. Após o crime, o acusado fugiu tomando destino ignorado em uma bicicleta.

Guilherme Martim ressalta também que o apoio da população tem sido fundamental para a captura de criminosos. Então se você tiver alguma informação sobre algum crime ligue para o Disk Denúncia da Polícia Civil, através do 181. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.