×

Penedo

Irmão que deu apoio à fuga de assassino de adolescente é liberado

José Roberto de Jesus, o “Ninho”, foi liberado da delegacia regional de Penedo

José Roberto de Jesus, 24 anos, mais conhecido como “Ninho”, foi liberado da delegacia regional de Penedo depois de prestar depoimento sobre a investigação do assassinato da adolescente Mayra Joyce Silva Santos, 15 anos. José Roberto é irmão de Carlos Roberto de Jesus Filho, Carlinhos, de 18 anos, réu confesso do homicídio registrado na noite de terça-feira, 18.

Os irmãos foram presos na manhã de ontem (quarta, 19) quando tentavam fugir para Sergipe em um táxi, veículo fretado por José Roberto, segundo as informações passadas à equipe do delegado Rubem Natário, responsável pelo inquérito policial. O táxi que também transportava mais dois ocupantes, além de Ninho e Carlinhos, foi abordado na rodovia BR 101 por uma guarnição da Polícia Militar de Porto Real do Colégio.

Com apoio do Pelopes e da Rádio Patrulha do 11º Batalhão de Polícia Militar e ainda da Polícia Civil, os quatro passageiros e o taxista foram encaminhados para a delegacia de Penedo, captura realizada quando passavam pouco mais de 12 horas da ocorrência do assassinato da adolescente. De acordo com o chefe de operações do 7º Distrito Policial (DP), Carlos Welber, a liberação de José Roberto atende o que está estabelecido na legislação.

Favorecimento de fuga não penaliza familiares

“O crime de favorecimento (Artigo 348 do Códio Penal) não cabe aos familiares acusados de dar fuga à pessoa”, enquadramento restrito aos parentes de 1º grau (pais, filhos e irmãos), explicou o policial civil. Carlos Welber informou que doze pessoas foram ouvidas sobre o caso e que o dono do revólver calibre 38 utilizado para executar Mayra Joyce também será processado.

“Cássio Santos de Santana foi autuado por porte ilegal de arma de fogo”, informou, ressaltando que Carlos Roberto insistiu para que o amigo lhe emprestasse o revólver, sem declarar sua intenção de praticar o homicídio. “Carlinhos não disse o que ia fazer e depois de cometer o crime, passou a noite escondido em um laranjal situado no final das Cacimbinhas (bairro Santa Isabel), onde manteve contato com o irmão pelo celular e saiu quando estava amanhecendo”, acrescentou Carlos Welber.

Divulgação PC/ALFaca não foi localizada, revólver encaminhado ao IC

O chefe de operações do 7º DP confirmou ainda que a adolescente foi esfaqueada por Carlinhos depois de ter sido alvejada pelos disparos de revólver. “Ele usou uma faca de dez polegadas, mas nós não encontramos essa arma que foi jogada no mato”, informou Welber. Já o revólver foi encaminhado ao Instituto de Criminalística para a realização de dois exames: o que vai identificar se houve disparo recente de arma e o de microbalística, análise necessária para confirmar se os projéteis retirados do corpo da vítima foram disparados do revólver apreendido.

Ainda segundo as informações passadas pela equipe do delegado Rubem Natário, Cássio Santana pagou fiança de R$ 1.080,00 e foi liberado da delegacia de Penedo, enquanto que Carlos Roberto de Jesus Filho permanece detido em cela improvisada do 7º DP – delegacia que se encontra em reforma – porque as demais delegacias situadas na área da regional já estão superlotadas. As demais pessoas detidas durante a operação conjunta das polícias Civil e Militar também já foram liberadas.