Aprender mais para melhor realizar as ações. Com este intuito, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceio (Iprev) está realizando a I Semana de Educação Previdenciária voltada para os servidores municipais, com o apoio da Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp).
A Semana, que teve início nessa terça-feira (04) e vai até a próxima quinta-feira (06), iniciou suas atividades com uma palestra voltada aos servidores do Instituto. Do protocolo aos serviços gerais, passando pela presidência, e setores de aposentadoria, benefícios, administração e finanças, ninguém ficou de fora, e durante cinco horas, todos puderam aprender, discutir e trocar ideias sobre o dia dia previdenciário, suas leis bem como realizar uma análise prática dos fluxos processuais atualmente em operação no instituto.
Para conduzir o encontro, o Iprev Maceió contou com a presença do gerente da Unidade de Gestão Previdenciária (UGP) do Banco do Brasil, Hernani Cyreli, e da assessora da UGP, Cristiane Pena Costa. Cyreli falou da Lei 5.828 de 18 de setembro de 2009, que trata da reorganização do regime próprio de previdência social dos servidores públicos de Maceió, bem como trouxe exemplos e informações de outros Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
“É importante que todos conheçam um pouco do Regime Próprio para saber prestar informação adequada ao segurado, bem como instruir um processo corretamente, e não perder mais tempo analisando material desnecessário”, ressaltou. Cyreli discorreu ainda sobre a estrutura do sistema previdenciário no Brasil, que se apoia no tripé formado pelo Regime Geral de Previdência, RPPS e a Previdência Complementar.
Trabalhando no Iprev Maceió desde 2008, a servidora Cristina Athaíde Lessa, chefe do Setor de Aposentados, destacou a importância de encontros como este para a melhoria dos trabalhos no Instituto. “É sempre muito proveitoso. Hoje estamos tendo mais facilidade para trabalhar, temos um sistema atual excelente, mas ainda existem os percalços, que em conversas como esta, são superados”, disse.
Para Viviane Ribeiro, técnica previdenciária do Iprev desde 2012, a palestra ajuda na atualização das informações e na melhoria da capacidade de aprimorar ideias. Para ela, o curso foi proveitoso para todos. “Passei muito tempo no setor de protocolo, hoje estou na coordenadoria administrativa, mas é gratificante ouvir cada caso, porque assim um ajuda o outro na melhoria e na celeridade com os processos. São informações muito ricas”, observou.
A diretora-presidente do Iprev Maceió Fabiana Toledo ressaltou a importância da participação ativa dos serviços. “A presença efetiva da consultoria especializada em previdência ajuda a melhorar o entendimento dos servidores do Instituto quanto a nossa legislação e melhores práticas a serem adotadas, uma vez que apresenta novidades na legislação, esclarece posicionamentos controversos, avalia processos e elaboram pareceres consultivos, além de propor melhorias no fluxograma de concessão e revisão de benefícios do Iprev”, frisou.
A analista previdenciária Izabelle Lima também destacou a iniciativa como positiva. “A proposta é muito interessante uma vez que leva todos os servidores a participarem, e assim, faz com que todos tenham acesso à legislação previdenciária, que muitos não tem. Com mais informações e conhecimentos todos podem se ajudar, uma vez que passam a conhecer as leis e os trâmites legais”, afirmou.
A Semana de Educação Previdenciária tem continuidade nesta quarta-feira (05), a partir das 8h30, na Escola de Governo, onde irá acontecer o “I Seminário sobre Regime Próprio de Previdência Social”. O evento será direcionado aos servidores responsáveis pelos recursos humanos dos órgãos da administração Direta e Indireta do poder executivo, servidores do Iprev, representantes da Junta Médica Oficial, assim como os da Câmara Municipal de Maceió e dos sindicatos e associações que representam os segurados do Instituto.
