Encontro aconteceu na sede do IPHAN em Maceió
Um encontro ocorrido na manhã da última sexta-feira (18), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPAHN) em Maceió, reuniu o superintendente do órgão em Alagoas, Mário Aloísio, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), o técnico do IPHAN, Sandro Gama, além do vereador por Penedo, Marcelo Pereira (PT) e o secretário de Cultura do município, Jorge Seixas.
A reunião serviu para que o superintendente Mário Aloísio, apresentasse ao prefeito de Penedo, diversos pontos que necessitam ser discutidos com urgência. Para estes que resultem na elaboração de projetos para captação de recursos junto ao IPHAN. Algumas áreas do município devem ser transformadas em espaços de convivência, daí a necessidade das discussões, pela cidade trazer significativas marcas coloniais, para que possam se adequar ao moderno sem perder a essência do passado.
Dentre os pontos abordados, a recuperação de um antigo prédio localizado no bairro Santo Antônio, o conhecido ‘Barro Vermelho’, área próxima ao local destinado à construção de uma marina. Na visão do superintendente do órgão, a área em que a marina será construída, deve ser aproveitada de várias formas, sendo necessária a ampla discussão com os movimentos e entidades de classe para a elaboração de um projeto de participação popular.
Para o prefeito Marcius Beltrão (PDT), o município estará à disposição do IPHAN para ajudar no que for necessário. Na visão do chefe do executivo, a construção de uma marina no bairro Santo Antônio possibilitará novas oportunidades para os moradores da comunidade.
“A construção dessa marina é apenas um dos pontos que foi discutido durante a reunião. Temos várias ideias e muitos sonhos. Esses sonhos poderão em um curto espaço de tempo virar realidade, graças ao apoio do IPHAN, que tem se colocado como um grande parceiro de Penedo, devendo inclusive contar em breve com um escritório na cidade para atender e esclarecer as dúvidas da população”, declarou Beltrão.
