×

Penedo

IPHAN, Prefeitura e TEC Engenharia definem início da obra do Largo de São Gonçalo

Reunião aconteceu na Casa do Patrimônio e contou com representantes do IPHAN, Prefeitura e empresa ganhadora da licitação

Orçado em cerca de R$ 8 milhões, a Requalificação do Largo de São Gonçalo, Centro Histórico de Penedo, já tem data definida para início. Passado o período festivo, buscando minimizar os transtornos aos comerciantes e a população, os trabalhos foram adiados.

E em reunião nesta quinta-feira (15), na Casa do Patrimônio, onde participaram os arquitetos Sandro Gama e Gardênia Nascimento, pelo IPHAN, representantes da TEC Engenharia, empresa ganhadora da licitação, o vice-prefeito de Penedo, também coordenador de obras estruturantes e do PAC, o engenheiro Ronaldo Lopes (PMDB), o secretário de Infraestrutura, Valmir Lessa, o engenheiro Ivo Costa e o diretor presidente do SAAE, Jorge Alves, ficou acordado que o projeto será retomado na próxima semana, sendo iniciado pela drenagem de toda a área contemplada.

No encontro, várias questões técnicas e de planejamento foram debatidas, se chegando ao consenso que os trabalhos devem procurar interferir o mínimo no dia a dia das pessoas que comercializam e, transitam pela região.

“Terminou o período festivo, agora vamos retomar os trabalhos. Suspendemos por alguns dias para não interferir na economia, no período de vendas. Mas, agora devemos iniciar a obra. Durante a reunião foram debatidos alguns pontos, a exemplo das escavações para drenagem e saneamento da área. Ficou acordado que serão colocados duas tubulações por dia, cerca de 13 metros. E o que for aberto para a colocação dos tubos, deverá ser fechado no final do dia. Não devendo permanecer buracos abertos para o dia anterior. Até porque, em função da altura do lençol freático, terá que ser utilizado ponteira de rebaixamento de água”, explicou Ronaldo Lopes.

Arquivo - aquiacontece.com.brCom relação à Travessa Joaquim Nabuco, onde algumas casas estão em fase de desapropriação, o trabalho no local receberá neste momento apenas os tubos de drenagem.

“De todos os nove projetos aprovados no PAC das Cidades Históricas, esse é um dos mais importantes e que merece grande atenção durante a sua execução. Mas, ao final de tudo, o Centro Histórico ficará totalmente modificado, com outra cara. As modificações contemplam mobiliário urbano, drenagem, saneamento, embutimento de cabos elétricos, que serão subterrâneos. Os prédios históricos ficaram livres, suas fachadas serão destacadas. A área também vai receber paisagismo e o calçadão será todo em granito com 4 centímetros. O projeto inicia na Associação Comercial, abrange a Floriano Peixoto, Rua e Travessa Joaquim Nabuco, Travessa Batista Acioly e Gomes de Assunção. A Requalificação vai desafogar o trânsito no comércio e priorizar o pedestre. Todo o projeto vai contribuir significamente com o turismo e a econômica da nossa Penedo”, concluiu o vice-prefeito de Penedo, também coordenador de obras estruturantes e do PAC, o engenheiro Ronaldo Lopes.

Projetos aprovados no PAC das Cidades Históricas

1 – Requalificação urbana do Largo de S. Gonçalo; INÍCIO DEFINIDO;
2 – Teatro Sete de Setembro;
3 – Marina Pública;
4 – Cine Penedo;
5 – Montepio dos Artistas;
6 – Círculo Operário; EM EXECUÇÃO.
7 – Biblioteca de Penedo; EM EXECUÇÃO.
8 – Chalet dos Loureiros;
9 – Cais da Marina de Penedo;

Total: R$ 20.887.000,00.

Ministério do Turismo, por emenda do deputado Renan Filho (PMDB)
1 – Transformação do Cine São Francisco em Centro de Convenções, para mil lugares;
Total: 4.957.830,25.