×

Cultura

Iphan participará do seminário internacional ¡Viva el Centro!

Centros históricos são a manifestação viva da cultura

Estratégias de revitalização de centros históricos e políticas públicas que envolvem a sociedade civil e os setores público e privado estão entre os temas do seminário internacional ¡Viva el Centro!, que será realizado de 18 a 19 de novembro, na Cidade do México. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prefeitura da capital mexicana, o evento reunirá autoridades governamentais da América Latina e do Caribe.

Uma das palestrantes do seminário será a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, que apresentará a experiência do Brasil em gestão pública nos processos de revitalização.

Os centros históricos são a manifestação viva da cultura e apresentam uma oportunidade notável para a transformação urbana das cidades. O seminário irá apresentar experiências bem-sucedidas de revitalização, com objetivo de promover ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. O evento oferecerá a oportunidade de observar em primeira mão a experiência da Cidade do México com o seu centro histórico, conhecido por seus modelos de gestão e planejamento.

Participam com Jurema na mesa sobre complexidade de gestão o ex-diretor da Agência para Revitalização Integral da Cidade Histórica de Vitoria-Gasteiz (Espanha), Gonzalo Arroita Berenguer; a ex-diretora do Old Town Renewal Trust (Edimburgo, Escócia), Kirsteen Thomson; e o administrador da Intramuros (Manila, Filipinas), Marco Sardillo. A moderadora será a especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Veronica Adler.

No dia 20, Jurema se reunirá com a diretora geral do Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH), Maria Teresa Franco y Gonzales Salas, e com a diretora do escritório no México da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Nuria Sanz. No âmbito do Patrimônio Cultural, o Brasil tem participado de eventos internacionais como referência e busca, e a atuação do Iphan faz parte do Plano Diretor da Internacionalização da Cultura Brasileira do Ministério da Cultura.