×

Penedo

Iphan inaugura albergue em Penedo

Banda da Sociedade Musical Penedense apresentou-se durante o evento

Um sobrado “gordo” construído em 1884, que já foi sede da Maçonaria e berço de famílias penedenses, torna-se o primeiro albergue da cidade histórica, patrimônio histórico nacional reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Inaugurado nesta terça-feira, 28, o imóvel situado no Rosário Largo, vizinho ao Tiro de Guerra, também vai abrigar projetos sociais desenvolvidos pela Casa da Amizade, entidade ligada ao Rotary Club.

Com trinta e oito leitos distribuídos em 19 beliches instaladas no primeiro andar do sobrado do século 19, o albergue será prioritário para hospedar estudantes que visitarem a cidade. “A casa funcionará como suporte, dentro de um programa de educação voltado para alunos de outras cidades”, destacou o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida durante a solenidade. Além das camas, o albergue está equipado com copa/cozinha, elevador para portadores de necessidades especiais e um terraço nos fundos com vista para o rio São Francisco e o bairro Santo Antônio (Barro Vermelho). No quintal, um anfiteatro foi construído para apresentações culturais.

A administração do albergue ficará sob a responsabilidade da Casa da Amizade, que já articula parcerias com a unidade Ufal Penedo – que oferta os cursos de Turismo e de Engenharia de Pesca na cidade – para ações direcionadas ao setor de hotelaria, por exemplo. No andar térreo do sobrado, há duas salas para a realização dos trabalhos da Associação de Inclusão Social Bordadeiras de Penedo e ainda uma loja com réplicas, em gesso. de fachadas de prédios históricos da cidade e peças de bordados, artesanato que já é exportado para outros estados e países.

Com temas que remetem ao cotidiano dos ribeirinhos, os bordados chamaram a atenção do presidente do Iphan. Após a solenidade, Luiz Fernando fez compras na loja, acompanhados por outros membros do órgão federal. Nesta quarta-feira, a comitiva inaugura a nova sede do Iphan em Maceió e assina os primeiros projetos para Alagoas incluídos no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para cidades históricas.

O investimento da União contempla apenas os municípios com área de tombamento reconhecida em nível nacional, beneficiando Maceió, Marechal Deodoro, Piranhas e Penedo. Contudo, somente as três primeiras cidades já terão projetos assinados na solenidade que aocntece na capital alagoana. Segundo o presidente do Iphan, Penedo está fora, a princípio, porque ainda não apresentou proposta.