×

Penedo

Iphan esclarece dúvidas dos vereadores de Penedo sobre projetos em andamento

Superintendente do órgão em Alagoas, o arquiteto Mário Aloísio, atendeu convocação

Atendendo a uma convocação da Câmara de Vereadores de Penedo, o arquiteto e superintendente em Alagoas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o arquiteto Mário Aloísio Barreto Melo, prestou esclarecimentos sobre o projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo nesta quinta-feira (14).

A ‘sabatina’ que procurou tirar dúvidas do andamento do projeto, com previsão de ser inaugurado entre outubro e novembro deste ano, contou com a presença de apenas sete vereadores. Sendo os faltosos: Antônio Nelson Filho (Nelsinho PSDC), Alcides Andrade Neto (Cidoca PSD), Ronaldo Vicente (PSDB), Armando Lima (Mano da Caçamba PTB), Nem Batista (Dem) e José Vormil (Biu Idalino PMN).

Iniciando os debates, primeiro Mário Aloísio fez uma breve explanação sobre o projeto PAC das Cidades Históricas e atribuições do órgão. E ainda, destacou a inciativa da Legislativo como entidade vigilante.

“O penedense sempre foi vigilante com seu patrimônio e a Câmara está de parabéns pela iniciativa. Bem, com relação ao projeto, os transtornos serão recompensados com o resultado. Nãos se faz uma omelete sem quebrar os ovos. O patrimônio arquitetônico de Penedo é rico. Porém, a cidade precisa acompanhar o momento da economia, desenvolver. Então, algumas ações para isso foram pensadas. Logo, foi desenvolvido o projeto Centro de Convenções e Marina. E com eles, alguns projetos complementares. Ao final de tudo, o município será transformado economicamente”, garantiu durante exposição.

O superintendente ainda lembrou aos presentes, que a Prefeitura de Penedo teve papel importante na parceria com o Iphan. “Todos os projetos foram desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Penedo e, ainda pagos por ela. E já adianto que no mês de julho entregaremos os dois primeiros prédios totalmente recuperados, na presença do Ministro da Cultura”, acrescentou Mário Aloísio.

Depois da abertura da sabatina, a arquiteta e fiscal do Iphan, Gardênia Nascimento, expôs aos presentes especificamente o projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo. A gestora das obras do PAC das Cidades Históricas em Alagoas, Penedo e Marechal Deodoro, afirmou que o cronograma está sendo seguido por etapa, e conforme firmado com o comércio.

“A obra tem por objetivo potencializar a economia, estruturar à cidade com um centro de convenções a céu aberto. Tendo como sala principal com 1 mil lugares, o Cine São Francisco. E a requalificação servirá de elo entre as outras salas do Centro Histórico, ligação com os prédios adjacentes. E dentro do grande projeto, estão projetos complementares, com embutimento de cabos elétricos, sistema de telefonia e lógica. Águas pluviais, com drenagem de toda a área”, pontuou Nascimento.

A gestora lembrou que os trabalhos em andamento de drenagem são necessários, lembrando que em outras épocas, as fortes chuvas alagavam setores da Orla do São Francisco, chegando até a danificar parte do sistema de iluminação pública.

Praças e calçamentos

Gardênia Nascimento explicou ainda que os trechos que foram colocados os tubos de drenagem de águas pluviais, os calçamentos foram recuperados. “Os trechos de calçamento foram recompostos. Porém, para a reabertura para o tráfego é necessário um mês de secagem do cimento. E as praças que foram danificadas com os desvios de veículos, os tijolos estão sendo recompostos”.

Após as apresentações, os vereadores fizeram perguntas aos dois arquitetos do Iphan. Retirada todas as dúvidas, a sabatina foi encerrada. O superintendente do órgão em Alagoas, ainda adiantou que o próximo projeto para ser colocado em prática, será a recuperação da Avenida Getúlio Vargas.

“O prefeito de Penedo fez uma solicitação para nós. O próximo projeto para Penedo será a recuperação da Avenida Getúlio Vargas. Vamos procurar uma solução para a problema do calçamento e acabar com a trepidação”, concluiu.

Vereadores convocaram o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), alegando que foram pegos de surpresa com a obra já em execução. Logo, os dois arquitetos se dispuseram a expor aos presentes sobre o PAC das Cidades Históricas e o projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo. Boa parte dos vereadores que pediram a presença do superintende, faltaram à sessão de sabatina desta quinta-feira (14).

A Prefeitura de Penedo também esteve presente, sendo representada pelo secretário de Infraestrutura e Obras de Penedo, o engenheiro civil Valmir Lessa, compondo a mesa e tirando dúvidas dos projetos.

Matérias relacionadas com o tema:

– Órgãos vão debater com o público a Requalificação do Largo de São Gonçalo;

– Requalificação do Largo de São Gonçalo deverá ser inaugurada em novembro;

– IPHAN, Prefeitura e TEC Engenharia definem início da obra do Largo de São Gonçalo;

– Intervenção para Requalificação do Largo de São Gonçalo vai durar 12 meses;

– Assinada ordem de serviço para Requalificação do Largo de São Gonçalo, em Penedo;

– Presidenta do IPHAN anuncia em Penedo licitação do Largo de São Gonçalo;