×

Sergipe

Ipesaúde comemora dez anos com capacitações e palestras

No próximo dia 11 de outubro, o Ipesaúde chega a 10 anos de funcionamento efetivo, a partir da sua criação como autarquia especial, em 2006. Para celebrar a data, foi elaborada uma programação voltada aos beneficiários e servidores, através de capacitações técnicas, palestras e o lançamento do Protocolo de Procedimentos do Serviço de Pronto Atendimento de Urgência, uma publicação que normatizará as condutas no atendimento emergencial oferecido aos beneficiários no Serviço de Pronto Atendimento (SPA), ao lado do Hospital da Polícia Militar (HPM).

No dia 11 de outubro, será realizada a palestra sobre o Transtono do Espectro Autista (TEA), com a neuropediatra Maria Angélica Farias, focando nas principais reflexões sobre detecção, tratamento e evolução dos pacientes. A palestra ocorre às 17h30, no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, à rua Dom José Thomaz, 339, bairro São José.

Capacitação

Já no dia 13 de outubro, também contextualizando o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, haverá uma programação especial no Centro de Reabilitação das 7 às 13h, com palestras e exposições com renomados profissionais das áreas correlatas focando nas principais inovações técnicas. Além da programação específica para os profissionais de saúde, haverá um momento voltado também aos pacientes, cuidadores e familiares de pessoas acamadas, cujo tema será ‘Como Facilitar a Transferência do Paciente’.

De acordo com a diretora do Centro de Reabilitação, Márcia Fonseca, esse tema surgiu justamente da necessidade verificada mediante a quantidade de lesões apresentadas por quem está assistindo a um paciente, geralmente provocada por movimentos e posicionamentos incorretos enquanto movem os pacientes acamados.

“Verificamos um grande número de lesões de coluna, de joelho, ombro e pescoço em cuidadores, familiares e profissionais que lidam com a remoção de pacientes nessas condições. Vamos contar com essa palestra informativa especificamente sobre esse assunto, onde serão difundidas as informações necessárias para que os profissionais e familiares de pacientes saibam adotar posicionamento correto nesses momentos, evitando as temidas lesões”, explica.

Ainda segundo a diretora, o principal intuito dessa programação é capacitar cada vez mais os profissionais das diversas áreas, motivando e colaborando para que o atendimento oferecido seja cada vez mais qualificado. “Além de um momento de congraçamento dos profissionais no dia dedicado à sua profissão, convidamos profissionais de amplo reconhecimento para esse momento de compartilhar conhecimentos e as mais recentes informações sobre os diversos aspectos correlatos ao trabalho desempenhado nas várias modalidades de tratamentos de reabilitação. Todos os participantes receberão certificados e acreditamos que este também será um elemento motivador para todos os nossos colaboradores”, conclui Márcia Fonseca.

Protocolo

Já no dia 27 de outubro, às 19h, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), o Ipesaúde promoverá o ato inédito de lançamento de uma publicação técnica voltada à padronização de procedimentos e condutas profissionais no atendimento a emergências.

Fruto de um trabalho de edição e compilação promovido pelo presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, que é médico cirurgião vascular, e do diretor de Assistência à Saúde do Ipesaúde, o também médico, oncologista, Eduardo Tadeu Azevedo, será lançado o “Protocolo de Procedimentos do Serviço de Pronto Atendimento de Urgência”, que uniformizará a atuação dos profissionais que atuam no SPA, a unidade que é a responsável pelo atendimento emergencial aos beneficiários, que funciona ao lado do Hospital da Polícia Militar (HPM).

“Este é um momento histórico para o Ipesaúde. Vamos promover essa programação com conteúdo voltado às nossas necessidades e aos anseios dos nossos beneficiários, sempre tendo como compromisso maior a prestação de uma serviço de qualidade. Acreditando que motivando e capacitando nosso pessoal, isto será cada vez mais dinamizado”, acrescenta Christian Oliveira.