×

Maceió

Investimentos da SMTT melhoram fluxo de veículos em avenidas

Ações visam melhorar o fluxo de veículos nas avenidas mais movimentadas

Com dois projetos inovadores na capital alagoana, os investimentos da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), têm beneficiado os maceioenses com a Faixa Azul, que tem pouco mais de seis meses, e a Onda Verde, recém implantada. As ações visam melhorar o fluxo de veículos nas avenidas mais movimentadas da capital, proporcionando maior mobilidade ao transporte público.

O superintendente da SMTT, Tácio Melo, comemorou os benefícios das duas inciativas aplicadas na cidade. “Nós estamos trabalhando para oferecer um sistema de transporte mais eficaz aos maceioenses. Hoje, nós temos a Faixa Azul e a Onda Verde, que têm alcançado um resultado positivo e beneficiado os maceioenses.” comemorou.

Destinada aos ônibus coletivos, transportes complementares regulamentados e táxis com passageiros, a Faixa Azul está nas Avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e parte da Tomás Espíndola, e funciona das 6h até às 20h nos dias úteis, sendo liberado o fluxo após este período, nos finais de semana e feriados. Com a Faixa Azul, os veículos permitidos realizam o trajeto em menor tempo e dentro do horário estabelecido pela empresa de ônibus.

Melo destacou os benefícios da Faixa. “Com o menor tempo para realizar o trajeto, os usuários do transporte público vão ter acesso a viagens mais tranqüilas e conforme o horário estabelecido pela empresa, uma vez que os motoristas saem e voltam dos terminais em seus horários estabelecidos”, destacou.

Além da Faixa Azul, a SMTT implantou, nesta quarta-feira (1), a Onda Verde, que vai sincronizar os semáforos nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Chamado de Onda Verde, o nome do projeto se refere à cor verde dos semáforos e a sincronia deles no percurso realizado pelos condutores que trafegam nas avenidas. Uma vez sincronizados, todos os semáforos vão estar abertos para os veículos ao mesmo tempo, em uma espécie de “onda”.

Para garantir o melhor fluxo, os veículos precisam manter uma velocidade média de 50 km/h. A medida da SMTT contempla ainda os semáforos tipo LED para a travessia de pedestres nas faixas de segurança, que permite uma maior visibilidade diurna e noturna aos pedestres, além de possibilitar a economia de energia e evitar o descarte de lâmpadas incandescentes no meio ambiente.