×

Negócios/Economia

Investimento com irrigação é a aposta da Cooperativa Pindorama para a próxima safra

A diretoria da Cooperativa Pindorama vem apostando em melhores maneiras de alinhar sustentabilidade e inovação no cultivo de suas muitas plantações. A irrigação é umas das propostas mais estudadas e investidas pela entidade, visando o desempenho do fornecimento de cana-de-açúcar a sua usina, em Coruripe, na safra 2013/2014, com início previsto para a segunda quinzena de setembro.

Desde 2012 até agora foram mais de 100 kits de irrigação adquiridos pela cooperativa, utilizando o sistema de ala móvel, que garante homogeneidade na hora de umedecer o plantio.

“Estamos focando muito na questão da irrigação, pois já entendemos que é um investimento que vale a pena ser seguido. Além da irrigação, os 36 km de adutora construídos em parceria com o Governo do Estado e Codevasf beneficiam 180 lotes de três regiões que correspondem à cooperativa”, aponta Klécio Santos, presidente da Pindorama.

Além disso, a irrigação por gotejo também é uma das apostas da equipe técnica e pretende atenuar os problemas com estiagem que preocupam o setor sucroenergético. Esse tipo de sistema abrange duas áreas que correspondem a cerca de 80 hectares.

Outras fórmulas para adubação

Com os preparativos para o início da moagem da safra 2013/2014, outro investimento significativo se refere à aplicação de fórmulas mais concentradas para adubar o solo, as quais, de acordo com o técnico de campo da Pindorama, Adeilton Lourenço, estabelecem uma melhor reação do crescimento da cana.

“Uma fórmula mais enriquecedora, que concentra 20% de nitrogênio com 29% de potássio vai garantir um desenvolvimento mais eficiente da cana. Ela é 25% mais cara que a fórmula comum, porém vai fazer com que a lavoura reaja mais”, explica Lourenço.