Mais de 500 formulários já foram aplicados durante o projeto do Inventário da oferta turística de Maceió, que está sendo realizado pela Secretaria de Promoção do Turismo da cidade (Semptur). A proposta do projeto é levantar informações precisas sobre as potencialidades turísticas de cada bairro analisado, assim como os serviços oferecidos pelas diversas empresas e equipamentos públicos e privados, como hotéis, bares, restaurantes, operadoras, museus, galerias e parques.
Nos dois últimos meses, a equipe do inventário, que inclui nove pessoas, já percorreu o Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras e Cruz das Almas aplicando questionários detalhados com os empreendedores e gestores dos espaços avaliados. A tabulação dos dados está sendo realizada pelo Iabs, que é um parceiro do projeto. A partir dessa semana, os pesquisadores darão prosseguimento ao trabalho nos bairros do Litoral Norte.
Até agora, 97% dos empreendimentos procurados abriram suas portas para os entrevistadores do Inventário. “Esse número significa uma parceria de todos que fazem o turismo acontecer em Maceió e que acreditam no trabalho que está sendo realizado”, ressalta o secretário municipal de turismo Jair Galvão. “A atuação dos pesquisadores em cada estabelecimento permite que, ao final do trabalho, nós tenhamos um verdadeiro diagnóstico nunca antes feito no município, que vai subsidiar os órgãos públicos com informações importantíssimas para a tomada de decisões no desenvolvimento do turismo na capital”, acrescentou.
Também teve início na última semana a atividade de georreferenciamento dos pontos turísticos da cidade. “Vamos localizar tudo que está sendo identificado por esse estudo e situar geograficamente no mapa, com uma localização virtual dos estabelecimentos”, explica Galvão.
Segundo o secretário, essa ação permite que a Semptur e outros órgãos públicos, como o Ministério do Turismo ou universidades , tenham acesso a um verdadeiro mapa de toda a oferta dos agentes turísticos de Maceió, desde prédios históricos a praias. Tal levantamento pode ser usado para a criação de ferramentas para uso do turista, como aplicativos para celular ou portais na internet com mapas interativos.
