×

Penedo

Intervenção para Requalificação do Largo de São Gonçalo vai durar 12 meses

Obra foi iniciada pela drenagem pluvial de toda a área que abrange cinco ruas

Dos nove projetos contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC das Cidades Históricas), a Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo é o mais complexo. O projeto orçado em cerca de R$ 8 milhões está previsto para ser entregue aos penedenses em janeiro de 2016.

A obra contempla drenagem de águas pluviais, eletrificação subterrânea, esgotamento sanitário, abertura de ruas, calçadão com mobiliário urbano e paisagismo. A execução teve início no começo de fevereiro pela drenagem, colocação abaixo do nível da rua de tubos que vão ajudar no escoamento das águas das chuvas até o Rio São Francisco.

Nesta terça-feira (10), o vice-prefeito de Penedo e também coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB), o secretário de Infraestrutura e Obras de Penedo, Valmir Lessa e o engenheiro civil da administração, Ivo Costa, realizaram visita técnica nas escavações que acontecem na Avenida Beira Rio.

“A empresa deu início a drenagem de águas pluviais partindo da margem do São Francisco, avançando em direção às ruas do Centro que são objetos da parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Penedo. A drenagem vai atingir às Travessas Joaquim Nabuco, Batista Acyoli, Gomes de Assunção e parte das Avenidas Floriano Peixoto e Duque de Caxias. As intervenções também vão acontecer com o embutimento de cabos elétricos, telefônicos e de fibra óptica (bancos). Só depois dessa etapa complexa, que será iniciada a etapa do calçadão, paisagismo e mobiliário urbano”, explicou Ronaldo Lopes.

Postos de combustíveis, estacionamento e trânsito

A Requalificação também alcança a Avenida Duque de Caxias, também chamada de Beira Rio. Na última intervenção que o logradouro sofreu, o fluxo do trânsito foi alterado. Passando o setor na frente das balsas para mão dupla, com contorno ao lado do posto BR, pertencente à família Marinho. Mas, a alteração será desfeita.

Assessoria PMP“Atendendo uma reivindicação antiga dos motoristas que trafegam pela região, vamos retomar o fluxo do trânsito passando na frente da antiga Importadora Tavares, onde hoje funciona um restaurante. O contorno pelo posto de combustáveis será desfeito. Com isso, o trânsito ganha mais fluidez. Já com relação à quantidade de vagas que serão reduzidas com o calçadão na Avenida Floriano Peixoto, o número será compensado com duas áreas de estacionamento dos dois postos de combustíveis que vão sair de onde estão. Também vamos discutir com a população se é viável apenas pelo dia, a Praça 12 de Abril servir de estacionamento, tendo que ser desocupado durante o período noturno. A Floriano perde, mas tudo será compensado”, pontuou o secretário Valmir Lessa.

A Prefeitura de Penedo, IPHAN e proprietários dos postos de combustíveis estão em negociação para relocação. Até o momento, a negociação está bem adiantada com o empresário do ESSO. Ambos devem sair para outras áreas. E os locais onde funcionam hoje, serão transformados em área de convivência e estacionamentos.

“O projeto de Requalificação é grandioso, complexo. O centro comercial será totalmente transformado. Claro que buscando contribuir, elevar a economia do comércio e o turismo de nossa Penedo. Toda a iluminação será embutida, o que vai destacar todos os prédios da região. Os prédios históricos vão receber iluminação especial, própria, a exemplo do Sete de Setembro, da Igreja São Gonçalo. E o calçadão em granito vai integrar todos os prédios que fazem parte projeto ‘Centro de Convenções’, Teatro, Biblioteca, Associação Comercial, antigo Fórum e Cine São Francisco. A obra vai trazer algumas mudanças na região, durante o período de execução. Isso é normal em todo grande projeto. Porém, a sua conclusão trará benesses incalculáveis para todos”, concluiu o coordenador de obras estruturantes e do PAC, Ronaldo Lopes (PMDB).