Objetivo do curso é ressocializar e ensinar aos internos métodos de reciclagem
Segue até o dia 27 deste mês o curso de reciclagem de papel realizado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). A iniciativa será ministrada durante 15 dias, quatro horas aula por dia. O objetivo do curso é ressocializar e ensinar aos internos métodos de reciclagem como: seleção, dobradura, recorte, trançado, colagem, pintura e verniz.
A diretora do HCTP, Renata Azevedo, vê com bons olhos essa iniciativa e destaca que ações deste tipo são essenciais no processo de ressocialização dos pacientes. “O objetivo é que todos os 84 pacientes passem por esse curso, que funciona como distração e terapia, enquanto eles cumprem a medida de segurança aqui no Hospital de Custódia”.
A artesã da oficina da empresa, Nelma Maria, é uma das responsáveis pelo conteúdo ministrado aos pacientes. Ela disse que se sente realizada ao ensiná-los o que sabe. “Ensinamos a fazer os canudos com os recortes de jornais. Em seguida faremos os vários tipos de trançados”, acrescentou.
