×

Cultura

Interconexões começa nesta segunda-feira em Brasília com participação da Ancine

Começa nesta segunda-feira, 21 de agosto e vai até o dia 30 de novembro o evento Interconexões. Pensado como comemoração pelos 29 anos da Fundação Cultural Palmares e pelos 55 anos da UnB – Universidade de Brasília, o evento promove oficinas, seminários, mostra de cinema e apresentações artísticas. A ANCINE participa da abertura, a partir das 14h, no Anfiteatro da Saúde, no Campus Darcy Ribeiro da UnB, representada pela Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual, Carolina Costa. Também participam da cerimônia o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, a doutora em Educação pela UnB e especialista em Cinema, Edileuza Penha de Souza, e representantes da Universidade de Brasília, e do Ministério da Cultura (MinC).

Após a abertura, começa o I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras – Mostra de Cinema Negro, Debates e Sessões, com a exibição do filme “Alma no olho”, clássico brasileiro dirigido por Zózimo Bulbul. Em seguida, haverá um debate com as presenças da professora Edileuza Penha de Souza, da figurinista Biza Vianna, viúva de Zózimo Bulbul, e das cineastas Viviane Ferreira e Flora Egécia.

Na terça-feira, 22, o Interconexões traz o Seminário Estado, Racismo e Violências, com palestras e debates, das 9h às 17h, no Instituto de Biologia da UnB. O presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, também comparecerá ao evento junto com especialistas no tema de outras instituições.

Mostra competitiva

Também na terça, no Centro de Convivência Negra, de 9h às 12h, a professora Marisol de Paula Reis dá o mini-curso de Produção Cinematográfica, dentro do I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras – Mostra de Cinema Negro. Às 14h, na mesma programação, na Faculdade de Comunicação, será realizada a palestra com debate As Mulheres Negras frente ao Mercado e Política do Audiovisual, com as cineastas Kenia Freitas e Viviane Ferreira.

Também como parte do Encontro, de 17h às 21h, na terça, quarta (23) e quinta (24), acontecerá a Mostra de Filmes Competitivos, com 19 produções, no Anfiteatro da Saúde. Os premiados serão conhecidos na tarde de sexta-feira (25) nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Edição. Antes do resultado, uma palestra e debate com a cineasta Adélia Sampaio, com a exibição do seu filme “Amor maldito”.

Na quarta-feira, três eventos integram o Interconexões. De 9h às 12h, no Centro de Convivência Negra, a professora Rose May Carneiro ministra o mini-curso de Fotografia. Às 14h, na Faculdade de Comunicação, haverá a palestra com debate Representação De Mulheres Negras no Cinema, com a pesquisadora de cinema e audiovisual Ceiça Ferreira e com a escritora Urânia Munzazu. Às 16h, no Beijódromo, no ICC Ala Sul, da UnB, começa a mesa de debate Literatura Negra Contemporânea, com as escritoras Cristiane Sobral, Custódia Wolney e Calila das Mercês.

Na sexta-feira, 25 de agosto, a professora de Cinema Erika Bauer dá um mini-curso sobre Roteiro no Centro de Convivência Negra, das 9h às 12h. No mesmo horário, no Anfiteatro da Saúde, ocorre a Mostra Paralela com Escolas Públicas.