×

Cultura

Interações traz MPB, samba e maracatu nesta quarta-feira, 15 de setembro

Interações traz MPB, samba e maracatu nesta quarta-feira, 15 de setembro

Uma noite para marcar a programação cultural das Paralimpíadas. O Festival Interações, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), leva na noite desta quarta-feira (14), para o palco da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, a diversidade musical brasileira, com apresentação de grandes nomes da MPB, do maracatu e do samba.

A partir das 20h, o público confere a versatilidade da cantora, compositora e pianista paraense Leila Pinheiro. Sozinha ao piano, ela promete “pinçar de seu repertório” seus maiores sucessos. “Escolhi as canções mais conhecidas. Tem samba, o Verde, bossa, o medley do Carlos Lyra. Tem Canção, Guilherme Arantes, Guinga”, adianta a cantora.

Em seguida, se apresentará o compositor e pianista João Donato, acompanhado do filho e também músico Donatinho. Ao final, ele se junta a Leila e a interação acontece. Será a primeira vez que os dois cantam e tocam juntos seus respectivos pianos ao vivo.

“Já gravei com Donato, desde sempre venho gravando. É um grande parceiro de vida, de música. É uma alegria reencontrá-lo. E, no nosso encontro, vamos passear por coisas que já gravei e outras que quero gravar no próximo disco, uma música inédita dele com o Moacyr Luz. Com Donato, é sempre bolero, rumba, ele tem esse ‘Caribe' dentro dele”, afirma Leila.

Com um pouco mais de suspense sobre o repertório, João Donato fala da expectativa para a apresentação. “Vai ser um show maravilhoso. A Leila é uma das melhores cantoras que tem no Brasil. Já gravei com ela diversos discos. Vou ter o Donatinho cantando. Vai ter uma parte mais doce, mais suave do jeito que ela é e, com o Donatinho, uma parte mais apimentada, um pouco mais elétrica”.

Mais interação

O encontro seguinte reunirá a diversidade sonora dos jovens pernambucanos – o sanfoneiro Cezzinha e o cantor Charles Theone, com forte tradição no maracatu. E, para completar, o samba de Mart'nália encerra as apresentações do dia.

“O show é para todo mundo se divertir, com um repertório alegre. Vai ser uma festa. O momento das Paralimpíadas é muito especial para festejar, levantar a nossa moral”, afirmou Mart'nália.

O Festival Interações, que integra a programação cultural do MinC nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, foi elaborado para levar ao público o intercâmbio estético e de linguagem entre diversos gêneros musicais provenientes de diferentes regiões do país.