Numa partida difícil, diante de um adversário que jogou a maior parte do tempo na retranca, o Internacional se impôs e conseguiu fazer o resultado necessário para avançar na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, atuando no Beira-Rio, o time gaúcho venceu o Banfield por 2 a 0 e reverteu a vantagem dos rivais argentinos, que venceram no jogo de ida por 3 a 1.
Com o gol marcado fora de casa, o Inter conquistou a vaga pelo saldo qualificado, terceiro critério de desempate. Na próxima fase, o Inter enfrentará outro time argentino, o Estudiantes de La Plata, atual campeão da Libertadores. Já definido, o primeiro jogo será disputado em Porto Alegre, e a partida de volta, na Argentina. A data dos duelos ainda não foi confirmada.
O time colorado entrou em campo nesta quinta sob a desconfiança de parte da torcida, por causa dos últimos resultados, principalmente pela perda do Campeonato Gaúcho. No domingo, venceu o Grêmio por 1 a 0, no Olímpico, mas teve que se contentar com o vice-campeonato estadual, porque fora derrotado no jogo de ida, em pleno Beira-Rio, por 2 a 0.
No campo, o Banfield, excessivamente retrancado na defesa, deixou a torcida local apreensiva no primeiro tempo. As duas linhas de quatro jogadores, na defesa e no meio-campo, conseguiram conter as investidas do Inter, que contou com sua força máxima, ao contrário do Gre-Nal de domingo.
A equipe brasileira só conseguiu ameaçar o adversário por três vezes na etapa inicial. Numa delas, D’Alessandro mandou a bola na trave. Nas outras duas, Walter e Alecsandro concluíram para fora. Aos 41 minutos, o Inter enfim abriu caminho para a vitória em jogada coletiva. D’Alessandro fez boa jogada na entrada da área e lançou Andrezinho, que tocou para Alecsandro, livre na pequena área, completar para o gol. Inter 1 x 0.
No segundo tempo, o Internacional conseguiu acelerar o ritmo do jogo e passou a criar chances. Aos 12 minutos, novamente D’Alessandro deu passe para Fabiano Eller ir na linha de fundo, cruzar para a área, e Walter desviar a bola de cabeça, marcando o segundo gol. Inter 2 x 0.
O Banfield teve que sair do seu jogo defensivo, mas não teve forças para reagir e raras vezes conseguiu chegar ao ataque. O Inter ainda teve chance para ampliar o placar, mas Walter, duas vezes, e Alecsandro uma, erraram a pontaria.
Ficha Técnica
INTERNACIONAL 2 X 0 BANFIELD
Internacional – Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller; Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e D”Alessandro (Glaydson); Walter (Everton) e Alecsandro. Técnico: Jorge Fossati
Banfield – Lucchetti; Ladino (Mauro dos Santos), Maidana, Victor López e Bustamante (Laso); Quinteros (Cardaccio), Battión, Erviti e Rodríguez; Fernández e Ramírez. Técnico: Julio Falcioni
Gols – Alecsandro, aos 41 minutos do primeiro tempo. Walter, aos 12 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos – Nei, Fabiano Eller, Guiñazu, D”Alessandro, Walter (Internacional); Bustamante (Banfield)
Cartão vermelho – Rodriguez (Banfield)
Árbitro – William Roldán (Fifa-Colômbia)
Renda – R$ 733.435,00
Público – 31.226 pagantes (34.643 no total)
Local – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)