Nesta quarta-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu a primeira reunião do Fórum Perinatal de Alagoas neste ano. Criado com o objetivo de discutir a assistência materno-infantil e também a operacionalização da Rede Cegonha no Estado, o grupo tem monitorado o andamento de todas as ações nessa área da assistência à população através de reuniões realizadas mensalmente.
O encontro contou com a presença de representantes das Secretarias Estadual e municipal de Saúde, hospitais, maternidades, Conselhos municipal e estadual de Saúde e discutiu, entre outros assuntos, o acesso e acolhimento da gestante nas unidades básicas de saúde.
A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher e coordenadora da Rede Cegonha na SMS, Suzângela Dória, reafirmou que a gestante deve receber o atendimento prioritário nas unidades para a realização do pré-natal e confirmou que a gestão tem como uma de suas prioridades qualificar a assistência para a parturiente e o recém-nascido.
Syrlene Medeiros, coordenadora da Rede Cegonha do Estado, destacou também a importância do preenchimento, nos hospitais e unidades de saúde, dos formulários dos sistemas de monitoramento utilizados pelo Ministério da Saúde para que municípios e Estado tenham o conhecimento real dos indicadores.
Através da portaria nº 463 de 17 de setembro de 2014, o Fórum Perinatal foi estabelecido como entidade permanente, institucional, interdisciplinar, de caráter consultivo e propositivo.
