Alunos do CPM receberam um baú literário
Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (CPM) receberam na tarde desta segunda-feira, 21, a visita do projeto literário – Programa “Quem gosta de ler é super” – desenvolvido pelo Colégio Santa Úrsula. Com o objetivo de partilhar arte e poesia, além de incentivar crianças e adolescentes a arte de criar e a prática da leitura, o colégio Santa Úrsula desenvolve o projeto literário desde o ano de 2008, na Semana da Poesia.
Em 2015 o projeto ajudou o Santa Úrsula a conquistar o 2º lugar como escola que incentiva a leitura. Este ano, a novidade é que o colégio resolveu expandir a aplicação do projeto para escolas da rede pública, sendo o CPM escolhido para ser o pioneiro desta integração.
“Optamos pelo Colégio Tiradentes, porque além da disciplina ser um fator determinante da escola, os resultados obtidos e a referência do ensino de qualidade faz toda a diferença; e sabemos que a escola será multiplicadora da semente da leitura aqui plantada”, destacou a professora Verônica Assunção, que junto às bibliotecárias Jaqueline e Thaíse Mendes incentivam o projeto da leitura.
Os alunos do CPM receberam um baú literário contendo 73 livros paradidáticos, arrecadados durante uma campanha desenvolvida pelos alunos da Academia de Leitura Santa Úrsula, dentro do programa “Quem gosta de ler é super”, para que os alunos desenvolvam a criatividade, exponham os sentimentos e experiências através da leitura.
Além da entrega do material, os alunos do Colégio Santa Úrsula demonstraram ao público um pouco do trabalho desenvolvido por eles durante a culminância do projeto. Eles recitaram poesias e alguns números musicais, arrancando aplausos dos presentes.
O diretor do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Carlos Azevedo, enalteceu a importância da prática da leitura, bem como agradeceu pela escolha do CPM e desde já convidou a instituição visitante para também prestigiarem o Festival Estudantil de Música, promovido pelos alunos do CPM, dentro das atividades do Projeto Dominando a Ciência, a ser realizado no mês de agosto ou setembro.
“A exposição do projeto, tornando possível esta integração entre a rede pública e privada, mostra que cada vez mais estamos unidos em prol de um melhor desenvolvimento da educação alagoana. Devemos sempre reconhecer a contribuição da leitura para a formação cidadã do educando, focando que o hábito de ler deve ser incentivado dentro e fora da escola”, enalteceu o diretor.
