O “Instituto Exatta” divulgou na manhã desta quinta-feira, 04, o resultado de mais uma pesquisa de intenção de votos encomendada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação. O levantamento mostrou que o candidato ao governo de Alagoas pelo PMDB, Renan Filho, seria eleito no 1º turno caso as eleições fossem hoje.
A pesquisa mostrou que Renan Filho cresceu dois pontos em relação à pesquisa anterior partindo de 38% para 40%. Na primeira pesquisa feita pelo Instituto Exatta em 14 de agosto, o candidato do PP, Benedito de Lira, estava com 22% e agora aparece com 27%. Mário Agra (Psol) tinha 1% e cresceu para 2%.
O candidato do PSDB, Júlio Cezar não foi citado na pesquisa anterior porque ainda não tinha sido declarado oficialmente como postulante ao cargo de governador. Mas, na pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 04, o vereador por Palmeira dos Índios ficou com 2% das intenções de voto.
Os demais candidatos ao governo de Alagoas não passaram de 1% cada. Indecisos eram 16% e, agora, 14%. Não votavam em nenhum dos candidatos saíram de 20% para 14%. O instituto fez também simulação de um eventual segundo turno entre Renan Filho e Benedito de Lira. Ne caso, o peemedebista venceria com 47% contra 32% do pepista. 13% não votariam em nenhum dos candidatos e 8% declararam que estão indecisos.
Dilma X Marina
O instituto questionou ainda sobre a preferência dos alagoanos na corrida presidencial. A candidata à reeleição pelo PT, Dilma Roussef, continua na liderança com 42% das intenções de voto, antes era 51%. Já Marina Silva (PSB), que não era candidata na última pesquisa, apresentou um percentual de 36% das intenções.
O tucano Aécio Neves caiu 4 pontos, sendo citado apenas por 7% dos entrevistados. Os candidatos Rui Costa (PCO) e pastor Everaldo (PSC) tiveram 1% das intenções. Em um eventual segundo turno entre a candidata do PT e o do PSDB, a petista venceria com 54% das intenções, contra 30% de Aécio. Um total de 12% dos entrevistados não votariam em nenhum dos dois candidatos e 4% estavam indecisos.
Em um provável segundo turno e entre Dilma e Marina, os números mostraram um empate técnico entre as candidatas, com 46% e 45% das intenções, respectivamente. 6% dos entrevistados não votariam em nenhuma das duas e outros 3% estavam indecisos.
A margem de erro é de 2,83% (para mais ou para menos) e a sondagem foi registrada tanto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 525/2014, como no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas (00009/2014). Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro.