×

Alagoas

Instituto de Identificação retoma emissão de documentos

O Instituto de Identificação Delegado Mario Pedro, localizado na Rua Cincinato Pinto, no Centro, voltou a atender o público normalmente nesta segunda-feira (22) pela manhã, bem como as centrais JA e os postos descentralizados no interior do Estado. O serviço de emissão de carteiras de identidade, que havia sido suspenso por problemas na rede elétrica, voltou a funcionar e poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, sempre no horário das 7h às 18h.

De acordo com o diretor do órgão, Kelmann Oliveira, além das quedas constantes de energia elétrica que provocavam danos no sistema de banco de dados de identificação civil e criminal, a suspensão dos serviços aconteceu também para a instalação de novos equipamentos adquiridos pelo governo de Alagoas.

“O sistema estava lento no processo de emissão dos documentos, e o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, determinou a compra de um novo servidor mais moderno e seguro para substituir o atual, que já tinha sete anos de uso”, afirmou Kelmann.

Ainda segundo o diretor, todas as informações já foram transferidas para o novo servidor e o sistema foi completamente reestabelecido, permitindo a reabertura do atendimento ao público. “Os técnicos da empresa Montreal, responsaveis pela instalação, ainda ficaram por mais uma semana para acompanhar o desenvolvimento do sistema e para realizar pequenos ajustes e, assim, resolver possíveis problemas que possam acontecer”, disse o diretor.

Os onze Postos de Identificação do interior do Estado e os Postos JÁ de atendimento dos bairros da Manguabeiras, Farol, Centro, Benedito Bentes e do Shoping Miramar, que estavam trabalhando de forma manual, também tiveram seus sistemas de informática restabelecidos e voltaram a atender os usuários normalmente.

“Nesses primeiros dias de retorno a tendência é que haja uma pequena demora no atendimento por conta da grande demanda de pessoas, mas no prazo máximo de dez dias, tanto o atendimento como o prazo de entrega das carteiras de identidade será normalizado”, garantiu Kelmann.

Atualmente, o Instituto de Identificação atende uma demanda de 800 pessoas por dia na emissão de carteiras de identidade e de antecedentes criminais. Com sua reestruturação, que possibilitou a implantação de onze novos Postos Informatizados pelo interior do Estado, ao todo, são mais de 12 mil atendimentos por mês. Até o final do ano, o governo de Alagoas vai inaugurar mais dez Postos de Identificação no interior do Estado.