×

Alagoas

Instituto de Identificação de Alagoas retoma atividades

A maior rede informatizada de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira (5). O Instituto de Identificação de Alagoas havia parado suas atividades temporariamente na última sexta-feira (1º) para realizar a transferência do servidor e manutenção do banco de dados do sistema de identificação civil e criminal.

O servidor que antes funcionava no Centro de Processamento de Dados (CPD), na sede do II Centro da Capital, foi transferido para o CPD do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec). O local foi escolhido por apresentar melhores condições estruturais e de espaço para suportar a demanda de informações de toda a rede de atendimento da capital e do interior do Estado.

Segundo a diretora do Instituto, Maria Madalena Cardoso, a transferência, que era necessária para aumentar a segurança das informações contidas no banco de dados, ocorreu tranquilamente. “A transferência para o Itec garantiu um melhor espaço físico. Além disso, teremos o suporte técnico necessário para acompanhar o desempenho, a alimentação e o funcionamento do banco de dados”, informou Madalena.

Como era de se esperar, o retorno das atividades de emissão da carteira de identidade deixou a sede do II Centro da Capital lotada desde as primeiras horas do dia, mas de acordo com a diretora, um esquema especial foi montado para garantir o atendimento de todos os usuários. No interior, todos os postos estão funcionando normalmente.

“Até o fim desta semana conseguiremos regularizar o fluxo de emissões. O mais importante é que a transferência do servidor ocorreu com sucesso e isso permitirá também o melhor atendimento ao cidadão que procura o órgão”, garantiu a diretora.

Na capital, além da sede do II, a emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de identidade pode ser feita nos Postos dos Shoppings Farol e Miramar, na Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes e nas Centrais de Atendimento ao Cidadão – JÁ Centro e Mangabeiras.

No interior, as cidades de Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Santana do Ipanema, São Luiz do Quintude, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa possuem postos informatizados. Já nos municípios de Batalha, Campo Grande e Piranhas, o serviço é feito de forma manual.