Ainda há tempo para alunos do Ensino Fundamental participarem da XV Olimpíada Brasileira de Informática, que acontece no próximo dia 18 de maio, em cinco escolas de Maceió. Para isso é necessário entrar em contato com o Instituto de Computação (IC), pelo e-mail olimpiada@ic.ufal.br.
A olimpíada acontece desde 1999 e nos últimos anos o IC vem preparando alunos de escolas públicas para as duas etapas da Olimpíada. A partir de um projeto de extensão, sete graduandos dos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação ministram oficinas semanais para a modalidade de iniciação da OBI. No entanto, este ano, devido às greves nas escolas públicas, apenas a escola Margazes Lacet foi atendida pelo projeto.
Segundo Paulo Ricardo, um dos voluntários do projeto, o déficit no ensino da Matemática é o principal obstáculo para os alunos escolas públicas na hora de fazer a prova. “Apenas 10% dos alunos vão para segunda fase. Em 2012 foi o primeiro ano em que candidatos daqui foram aprovados. A participação maior se dá nas escolas particulares, por isso atuamos nas públicas”, relata o graduando.
Os aprovados na primeira fase recebem a continuação do treinamento pelo IC e caso consigam medalhas, também receberão cursos de Introdução e Aperfeiçoamento de Programação, ofertado pela Universidade de Campinas (Unicamp). Além disso, podem participar da Olimpíada de Robótica.
