Empenho foi a palavra que deu o tom à reunião ocorrida nesta quarta-feira (29) entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.
A pauta aponta uma nova parceria para buscar soluções para Alagoas. Foi discutida a possibilidade de um convênio que opere e auxilie a execução de planos de trabalho em engenharia hídrica para o Estado. A finalidade é dar continuidade a campos de pesquisa já em andamento como o que aborda o Canal do Sertão, lançado pela Fapeal, e implantar novas formas de prospectar iniciativas da condução pública do uso da água.
O secretário Alexandre Ayres, da Secretaria do Meio Ambiente, mencionou a importância do trabalho educacional de conscientização nas instituições e rede escolar governamental acerca do uso inteligente da água. “Deve-se explicitar a questão para que o conhecimento sobre as melhores formas de se gerir e utilizar a água se torne de fácil acesso a todos, com isso os resultados serão notórios”, disse.
Os dois órgãos deverão realizar juntos oficinas para apresentar à comunidade de especialistas no tema e técnicos propostas de trabalho para engajamento dos mesmos. Para o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, a linha de pesquisa é fundamental para o atual momento alagoano. “O produto desse projeto auxiliará a população a obter um melhor aproveitamento da água diante da escassez vivenciada hoje”, concluiu.
