×

Negócios/Economia

Instituições assinam contrato e recebem microcrédito

Afal e cooperativas assinam contrato para fomentar produção

Instituições de Microfinanças (IMFs) que tiveram suas propostas selecionadas no edital de apoio à instituições de microcrédito no Estado de Alagoas, assinaram, esta semana, os contratos de repasse de apoio financeiro junto à Agência de Fomento de Alagoas (Afal) para receberem os recursos adquiridos por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). O apoio financeiro previsto no edital foi da ordem de R$ 7 milhões, e faz parte do Programa de Fortalecimento das Instituições elaborado pela Afal.

Estiveram presentes durante esta primeira etapa da assinatura de contratos os representantes da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Central Alagoano (Coopcral), Cooperativa de Crédito Rural do Sertão Alagoano (Cocreal,) Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre) e do Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf).

A coordenadora de Microfinanças da Afal, Catalina Velásquez, orientou os representantes das três cooperativas de crédito e do Fundaf sobre como devem ser feitas as prestações de contas dos recursos empregados durante a vigência do contrato, uma vez que, segundo Catalina, a Afal vai acompanhar, avaliar e fiscalizar a aplicação dos recursos repassados.

Cada contrato, com vigência de doze meses, teve como avalistas os próprios representantes das instituições. Durante os primeiros cinco meses, a contar do recebimento dos recursos, a instituição só precisará repassar para a Afal a Taxa de Juros a Longo Prazo (TJLP), e do sexto mês em diante passará a pagar a taxa e mais o valor principal de cada parcela. Cada instituição recebeu neste primeiro momento o equivalente a 50% do valor dos recursos aprovados.

“A segunda parte dos recursos será repassada quando for apresentada, por cada instituição, a comprovação da aplicação de 80% do valor já liberado”, ressaltou Catalina, acrescentando que até 60 dias do final da vigência do contrato, deverá ser apresentada à Afal a demonstração consolidada das aplicações por parte das IMFs.

Cada instituição terá autonomia para a incidência de taxas, carência e amortizações junto aos seus clientes. Ainda segundo a coordenadora de Microfinanças da Afal, mensalmente as instituições deverão enviar relatórios com as respectivas comprovações dos recursos repassados.

O presidente da Coopcral, Jadielson Tavares Rodrigues, disse que além de investir na contratação e capacitação de consultores para atender os clientes, a Coopcral pretende alavancar os empréstimos junto aos pequenos produtores que atuam, em sua maioria, na mandiocultura e bovinocultura. Atualmente, segundo Jadielson, a cooperativa conta com uma carteira de 537 clientes.

O gerente de Compliance da Afal, Lamarck Quirino, afirmou que a diretoria da agência coloca seu quadro técnico à disposição das instituições, inclusive com consultorias, para atender as necessidades de cada instituição com foco na transparência das operações e em vistas da otimização dos resultados.

“Queremos que o pequeno produtor cresça e desenvolva ainda mais seus negócios, é essa a nossa missão”, ressaltou Lamarck, explicando que o êxito da parceria é fundamental para que a Afal realize novos aportes de recursos para o fomento ao microcrédito produtivo.

“Com a assinatura dos contratos e a liberação dos recursos para as IMFs, a Afal avança em seu programa de apoio a estruturação do ambiente de microfinanças em Alagoas. Além da ampliação da oferta de crédito, buscamos fortalecer a governança e o acompanhamento de perto das organizações contempladas de modo a construirmos uma rede forte, qualificada e duradoura para as microfinanças no Estado”, ressaltou o diretor de desenvolvimento e projetos da Afal, Fábio Leão.