×

Negócios/Economia

Instalação do Estaleiro Eisa Alagoas vai ser liberada segunda-feira (15)

Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou ao senador Fernando Collor a visita dos membros do comitê gestor e a aprovação

A partir da próxima segunda-feira (15), a instalação do Estaleiro Eisa Alagoas começa a se transformar em realidade. A tão esperada licença para a sua instalação em Coruripe, deve ser aprovada pelo comitê gestor do Ibama. Essa informação foi divulgada pelo senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado.

O senador garantiu que a informação veio através de um telefonema da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que confirmou a visita dos membros do comitê gestor e a aprovação. “Esta é uma grande notícia para Alagoas. A construção do estaleiro, que é um grande sonho nosso. O comitê gestor do Ibama vai analisar em definitivo, na próxima segunda-feira, o pedido de licenciamento para liberação da instalação do Eisa. E a informação que me foi passada é de que vai ser aprovado”, garantiu Fernando Collor.

O senador cumprimentou, especificamente, o prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão, pelo empenho com que tem se dedicado a essa causa, e disse que a aprovação do estaleiro é resultado do trabalho conjunto de todos os que desejam o melhor para Alagoas. Mas destacou, também, o esforço da presidenta Dilma Rousseff e o interesse da ministra Izabella Teixeira (do Meio Ambiente).

“Tudo isso está sendo alcançado graças à presidenta Dilma. Em todos os momentos em que estive com ela, como presidente da Comissão de Infraestrutura, e manifestei minha preocupação com o Estaleiro, ela se comunicava com a ministra Izabella Teixeira, a quem também devemos pleito de gratidão”, disse o senador.

Ele tratou do estaleiro como – a redenção para a Região Sul de Alagoas e para todo o Estado -, dada a sua importância no processo de desenvolvimento econômico. “O estaleiro será uma porta aberta para um processo de industrialização em que Alagoas ingressa, com grandes desdobramentos a partir da sua construção”, disse Collor, citando, entre esses desdobramentos, a atração de pequenas indústrias no entorno do estaleiro, a geração de emprego e renda, a qualificação de mão de obra, o melhoramento da mobilidade urbana e a criação de oportunidades diversas para a população.