Integrantes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió participam do mutirão do Programa Nacional da Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), voltado para agricultores, principalmente às mulheres do campo. A ação aconteceu hoje, 26, em Pariconha, e amanhã, 27, em Girau do Ponciano.
Nos eventos, duas servidoras do INSS, integrantes do PEP, informam e orientam sobre a comprovação de atividade rural e os benefícios previdenciários desses trabalhadores, como salário maternidade e aposentadoria por idade. Nesta terça-feira, o PEP participou do evento em Santana do Ipanema.
Nos mutirões do PNDTR são emitidos documentos como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade, certidão de nascimento, CPF, além de disponibilizar informações sobre os serviços da Previdência.
O PEP é desenvolvido por servidores do INSS que trabalham nas gerências executivas e agências. Em atividade há 10 anos, promove ações educativas, como cursos, palestras, orientação e parcerias para ampliar a área de atuação dos educadores e levar informações da Previdência até o público, mesmo em locais de difícil acesso.