×

Maceió

Inspetorias da Visa atuam para prevenir casos da superbactéria KPC

Equipes das inspetorias de Serviço de Saúde e de Medicamentos da Coordenação de Vigilância Sanitária (Visa) de Maceió já estão em estado de alerta para atuar junto a outros órgãos e instituições em possíveis casos da superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase). No município, nenhuma ocorrência foi registrada até o momento.

Por meio de nota técnica, a Inspetoria de Serviços de Saúde informou as medidas já adotadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Nota Técnica nº 1/2010, estabelece diretrizes para identificação, prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Tem também a RDC nº 42, que estabelece a obrigatoriedade de todos os serviços de saúde, independente de sua complexidade, de adquirir e tornar disponível solução de álcool gel a 70% para os profissionais de saúde que lidam com o paciente.

“Apesar de não ter havido nenhuma notificação relacionada à superbactéria em Maceió, já estamos em alerta junto aos hospitais públicos e privados para que essas novas normas da Anvisa sejam obedecidas”, afirmou a coordenadora da Inspetoria, Ester Carvalho.

A exemplo da Inspetoria de Serviços de Saúde, a Inspetoria de Medicamentos também já deu início às inspeções em estabelecimentos em que há venda de medicamentos, realizando o trabalho educativo junto aos donos desses locais e orientando-os acerca dos novos procedimentos determinados pela Anvisa, que entram em vigor em 30 dias e que, entre outras medidas, determinam que a receita médica do paciente fique retida no estabelecimento.

A coordenadora da Inspetoria de Medicamentos, Paula Lacerda, reforçou que encaminhou ofício também ao Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), solicitando parceria para atualizar os médicos sobre as novas determinações da Anvisa.