×

Maceió

Inscrições para programa de Iniciação Científica em Astronomia se estendem até dia 29

Observatório será principal ferramenta do curso

Alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas têm até o dia 28 deste mês para se inscrever no Programa de Iniciação Científica em Astronomia (IniCiA) do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante os três turnos no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), Farol.

De acordo com o coordenador do Observatório, Adriano Aubert, a única exigência para participar do programa é que o estudante deve estar regularmente matriculado no Ensino Médio. Além disso, é necessário que tenha em mãos uma autorização de um professor que deverá ser co-orientador no projeto.

“Estamos na primeira etapa do programa, que consiste na apresentação das atividades nas escolas, para alunos e professores. Após as inscrições, no dia 30 de março, será o momento das instruções sobre os projetos que serão desenvolvidos, os módulos do programa e a socialização das iniciações científicas, ou seja, a abertura das aulas”, explicou Aubert.

Formação

A iniciação científica tem cinco módulos que deverão ser desenvolvidos até setembro. Os estudantes desempenharão atividades relacionadas a metodologias científicas, fundamentos de astronomia voltados para disciplinas exatas, ferramentas computacionais, desenvolvimento de pesquisas e, por fim, conclusão e socialização do que foi produzido, com seminário que deve acontecer no Cecite.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos terão como tema o Sol, a Lua, Estrelas Variáveis, Estrelas Duplas e Asteróides.

Durante a formação, os alunos farão um blog onde divulgarão cada etapa de desenvolvimento do trabalho e os professores orientadores poderão acompanhar passo a passo da pesquisa por meio da Internet.

“A experiência é enriquecedora, os estudantes aprenderão a escrever um artigo científico, fazer pesquisas, conhecer metodologias e ter acesso às normas acadêmicas. Essa é uma oportunidade de complementar o currículo por meio de uma formação diferenciada, com conteúdos escolares abordados de forma mais aprofundada”, destacou o coordenador.