Entidades públicas devem aproveitar oportunidade
O sistema que gerencia os 600 postos do Acessa São Paulo – centros de inclusão digital daquele estado – foi instalado nesta terça-feira (21), no Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec). A inscrição de prefeituras, ONGs e demais entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos interessadas em implantar telecentros ainda está aberta, mas o Itec já se prepara para gerenciar os 50 ofertados.
As inscrições para implantação dos telecentros podem ser feitas no site www.digitalagoas.al.gov.br até esta quinta-feira, 23. Conforme edital, cada parceiro entra com o espaço físico, os monitores e o custeio mensal deste espaço. O governo de Alagoas, através do Itec, entra com os equipamentos, com os móveis, a conectividade da internet, com o treinamento dos monitores, o sistema operacional e de gestão da unidade e com os conteúdos didáticos.
O sistema de cadastro único instalado no Itec dá acesso ao usuário cadastrado a qualquer ponto ligado ao programa. Desta maneira, o usuário do telecentro ‘x’ pode utilizar os serviços de qualquer outro telecentro do DigitAlagoas localizado no Estado.
Todos os sistemas do programa foram fornecidos pela Companhia de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp), que enviou analista técnico para instalar os programas e treinar os funcionários do Itec. “O software controla, gera estatísticas de uso e libera as estações. As informações ficam cadastradas no servidor local do Itec”, explica o Analista da Prodesp, Edmarques Dias.
