Carmópolis é um município localizado a 30 quilômetros de Aracaju, rico em petróleo e em cultura popular. A cidade será a primeira a receber o 'Birô Cultural', projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que tem o objetivo de capacitar artistas e demais agentes de cultura sergipanos em planejamento e viabilização de projetos culturais. As oficinas em solo carmopolitano têm início no dia 28 de março.
A cidade atua como pólo do 'Birô Cultural' na região Leste de Sergipe, sendo destinada a participantes de Capela, Divina Pastora, General Mayard, Japaratuba, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima e Siriri. O acesso às oficinas de elaboração de projetos culturais e captação de recursos é gratuito, mas a quantidade de vagas ofertadas é limitada: 25 pessoas por oficina.
A oficina do 'Birô Cultural' em Carmópolis, assim como nas demais localidades por onde o ‘Birô’ passará, possui carga horária de 20 horas, divididas igualmente entre cinco dias (28 de março a 1º de abril). As aulas ocorrerão no Centro de Excelência, localizado na praça das Flores, centro da cidade. O local foi cedido pela Prefeitura de Carmópolis, como contribuição à realização do projeto no município.
Parceria
Segundo o secretário de Cultura de Carmópolis, Alexandre de Santana Magalhães, a expectativa para o início da oficina é grande. “Cada município da região Leste que participará do projeto já está mobilizando os agentes culturais para que participem do 'Birô Cultural'. Esperamos um bom número de inscritos, pois a discussão em torno das diretrizes para a produção de projetos culturais é de extrema importância”, afirma o gestor.
Para envolver os gestores municipais de Cultura de cada região na divulgação das oficinas, a Secult está realizando reuniões de mobilização nas cidades pólo, que estão sendo conduzidas pelo secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel. Segundo ele, os dirigentes têm papel fundamental no processo. “Cada gestor vai indicar um participante, fazer a divulgação local e estimular os agentes culturais das cidades a se inscreverem, para que possamos dimensionar as demandas de capacitação e formar uma rede de mobilização e apoio para a participação dos artistas sergipanos em editais culturais locais, regionais e nacionais”, explica Rangel.
Além de Carmópolis, outras oito cidades sediarão as oficinas do 'Birô Cultural': Nossa Srª das Dores (Médio Sertão), Tobias Barreto (Centro Sul), Itabaiana (Agreste), Nossa Srª da Glória (Alto Sertão), Laranjeiras (Grande Aracaju), Propriá (Baixo São Francisco), Estância (Sul), e Aracaju. Em todas elas foi pactuada uma parceria entre a Secult e o poder público municipal para a viabilização do projeto.
Inscrições
Os interessados em participar do projeto devem preencher ficha de inscrição – disponível no site da Secult – e entregá-lo pessoalmente à Secretaria Municipal de Cultura ou enviá-lo para a Secretaria de Estado da Cultura, através do email contato@cultura.se.gov.br. O prazo final é 21 de março. Após esse procedimento, é só aguardar o resultado da seleção, que será divulgado no dia 23 de março. O principal critério é a avaliação da atuação do inscrito na área cultural.
O que é o Birô Cultural
O 'Birô Cultural' é um projeto desenvolvido pela Secult, através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcarte), que, a partir de 28 de março, começará a percorrer o Estado levando aperfeiçoamento em planejamento e viabilização de projetos culturais a artistas, produtores e gestores de cultura das mais diversas regiões.
O cronograma do Birô Cultural é composto por nove oficinas práticas em elaboração de projetos e captação de recursos, ministradas por consultores especialistas na área e destinadas a gestores e fazedores de cultura de todas as regiões do Estado.
Para mais informações sobre o Birô Cultural, entre em contato com a coordenação do projeto através do e-mail contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 3179-1924 e 881-96901.