Estão abertas as inscrições para a 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A organização do evento divulgou em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 7 de junho, uma série de mudanças no formato do festival que este ano acontece de 15 a 24 de setembro, no Cine Brasília.
Pela primeira vez, o Festival de Brasília, que passa a ter dez dias de duração em vez de sete, vai oferecer premiação em dinheiro a todos os filmes selecionados para a programação, no valor total de R$ 340 mil. O júri popular, que poderá votar por um aplicativo para celular do Festival, ficará responsável por eleger os vencedores do Prêmio Petrobras de Cinema: o longa-metragem receberá R$ 200 mil em contrato de distribuição e o curta, prêmios técnicos oferecidos por parceiros do evento. Já um júri oficial, composto por cineastas, críticos, pesquisadores e artistas distribuirá os tradicionais troféus Candango em 22 categorias.
Os interessados têm até o dia 7 de julho para se inscrever na Mostra Competitiva Nacional, por meio do preenchimento de um formulário de inscrição e pelo upload de um link do filme hospedado em plataforma audiovisual de livre acesso, protegido por senha. Os nove longas e 12 curtas selecionados serão divulgados oficialmente no dia 7 de agosto. Clique aqui para acessar o regulamento.
