Estão abertas as inscrições para o 29º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã – IDFA. Os interessados devem se cadastrar no site do evento e, em seguida, realizar o preenchimento do formulário, que consta no regulamento, até o dia 1º de agosto.
Para completar o processo de inscrição, é necessário efetuar o pagamento da taxa de 40 euros. No próprio formulário, o proponente disponibilizará um link on-line para a visualização da obra e também a sinopse do filme e a filmografia do diretor. Os filmes devem ser legendados em inglês e ter participado de, no máximo, dois festivais até a realização do IDFA.
A mostra de audiovisual acontece entre os dias 16 e 27 de novembro, na Holanda. Cerca de 250 novos documentários são exibidos no evento anualmente, divididos em categorias competitivas e informativas.
Filmes brasileiros podem ser inscritos nas competições de Longas-metragens, aberta a documentários acima de 60 minutos de duração; Médias-metragens, para filmes entre 45 e 60 minutos; Competição Primeira Obra, destinada a primeiros ou segundos filme de seus diretores; Documentários Estudantis; DocLab, destinada a narrativas digitais, transmídia ou filmes para internet; e das seções não competitivas Masters, Panorama, Documentários Musicais, Best of Fests, Kids & Docs e Paradocs.
O festival oferece hospedagem para os selecionados que não residirem no País. As produções exibidas nas seções competitivas concorrem a prêmios em dinheiro, em valores que podem chegar até 12.500 euros.
Docs For Sale
Além da exibição de filmes, o evento promove ainda um encontro de mercado, o Docs For Sale, que reúne compradores, distribuidores, agentes de venda e programadores de 20 a 27 de novembro. O Docs For Sale aceita até o dia 15 de setembro inscrições de filmes para exibição em cabines e composição do catálogo do evento.
Apoio da Ancine
Filmes brasileiros selecionados para alguma das seções competitivas do 29º Festival Internacional de Documentários de Amsterdã podem solicitar apoio junto à Agência Nacional do Cinema (Ancine), pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.
A iniciativa contempla obras oficialmente convidadas a participar de 90 festivais internacionais e projetos audiovisuais convidados para 31 laboratórios ou workshops.
A Ancine também oferece apoio para filmes selecionados para o Docs For Sale, por meio do Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios, que concede apoio a 23 eventos internacionais de mercado.
