Com o objetivo de fomentar ações que envolvam processos formativos das políticas educacionais com ênfase em Educação Ambiental, o Governo de Sergipe e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançam a formação continuada ‘Consciência e Transformação Política à Luz da Educação Ambiental’.
Tendo como público-alvo professores, coordenadores e gestores escolares, membros de movimentos sociais e do Comitê de Bacias Hidrográficas de Sergipe, as inscrições seguem até o dia 1º de setembro e devem ser feitas por meio de formulário online.
O curso será desenvolvido em três macrorregiões do estado – São Cristóvão, Lagarto e Nossa Senhora da Glória -, por meio de encontros presenciais e virtuais, com certificação de 40 horas.
Na primeira etapa, que se inicia no dia 2 de setembro, acontecem as atividades de sensibilização. Na segunda etapa de formação, a partir do dia 17 de outubro, os cursistas trabalharão a escuta. Já a terceira etapa, agendada para começar no dia 18 de novembro, abordará o diagnóstico participativo rápido.
Quanto ao material bibliográfico para estudo, os participantes poderão utilizar o e-book ‘Educação Ambiental de Base Comunitária: Princípios e Práticas’, dividido em três módulos.
O Módulo I tratará sobre os princípios da educação ambiental, com os objetivos de relacionar as questões socioambientais à necessidade de uma nova relação com o ambiente, e analisar a importância dos saberes ambientais e da interdisciplinaridade no processo educativo sob a égide da Educação Ambiental Crítica.
Já o Módulo II abordará a Educação Ambiental de Base Comunitária, a fim de compreendê-la como via de mobilização e participação civil diante da problemática socioambiental.
Por fim, no Módulo III, os participantes terão acesso a metodologias participativas para formação de educadores e educadoras ambientais, com o intuito de desencadear um diálogo sobre a importância da participação na Educação Ambiental e apresentar algumas propostas para o desenvolvimento de processos participativos que contribuam para a formação desses profissionais.
Nesse sentido, esse módulo apresentará a perspectiva da participação e suas ferramentas como proposta de valorização da diversidade dos saberes e dos fazeres na Educação Ambiental.
A iniciativa é uma realização da UFS em parceria com as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e Educação e Cultura (Seduc), com o financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec). O apoio fica por conta do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental (Gepease), da Sala Verde na UFS e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Cronograma
Etapa 1: Sensibilização – Encontros presenciais
02/09/23 (09hàs12h) – UFS/Campus São Cristóvão;
23/09/23 (09hàs12h) – UFS/Campus Lagarto; 30/09/23 (09h às 12h) – UFS/Campus Nossa Senhora da Glória.
Etapa 2: Escuta – Encontros virtuais
17/10/23 (19h às 22h) – UFS/Campus São Cristóvão;
18/10/23 (19h às 22h) – UFS/Campus Lagarto; 19/10/23(19h às 22h) – UFS/Campus Nossa Senhora da Glória.
Etapa 3: Diagnóstico Rápido Participativo – Encontros presenciais
18/11/23 (09h às 12h) – UFS/Campus São Cristóvão;
02/12/23 (09h às 12h) – UFS/Campus Lagarto; 09/12/23 (09h às 12h) – UFS/Campus Nossa Senhora da Glória.
