×

Penedo

Inquérito que investiga fraude no Minha Casa Minha Vida em Penedo ainda não foi concluído

O delegado Guilherme Martim declarou que as investigações estavam avançadas e que se preparava até para solicitar a Justiça mandados de prisão

Em Alagoas, Penedo é uma cidade pioneira no tocante a oferta de moradias, através do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Vários conjuntos habitacionais já foram entregues na cidade ribeirinha realizando o sonho de ter a casa própria de mais de 3 mil famílias. Mas nem tudo são flores!

Desde o início da construção dos conjunto Vale do São Francisco e Velho Chico que uma série de denúncias passaram a ocupar os meios de comunicação da cidade. Na verdade isso sempre existiu, mas foi através das polêmicas envolvendo esses empreendimentos que as acusações começaram a tomar uma forma maior.

Essas denúncias são sobre a comercialização de imóveis pertencentes ao programa que tem como objetivo diminuir o déficit habitacional. As acusações foram tantas que o até então delegado regional de Penedo, Guilherme Martim Iusten, abriu um inquérito policial para investigar e descobrir o que de fato estava acontecendo na cidade ribeirinha.

Nossa redação entrou em contato com Iusten na tarde desta terça-feira, 15 de março, para saber em qual ponto o inquérito policial estacionou. O delegado, que atualmente pertence aos quadros da Deic, declarou que as investigações estavam avançadas e que se preparava até para solicitar a Justiça mandados de prisão de algumas pessoas envolvidas nesse esquema criminoso.

“Na época em que estava como titular da delegacia de Penedo iniciei, junto a minha equipe, as investigações para apurar essas denúncias de venda de casas, em alguns casos até mesmo antes delas serem construídas. Cheguei a ouvir de 10 a 15 pessoas e já me preparava para solicitar a prisão de alguns suspeitos. Infelizmente fui transferido e não tive mais como acompanhar o andamento das investigações”, declarou Iusten.

Questionado se restou comprovada a participação de algum servidor da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social no esquema, o delegado declarou que não poderia passar essa informação porque como o inquérito ainda não foi concluído acabaria atrapalhando as investigações.

O delegado Fernando Lustosa, que atualmente é o titular da Delegacia Regional de Penedo, também conversou com nossa redação e adiantou que dará seguimento ao inquérito policial, após fazer um levantamento para identificar exatamente em qual fase as investigações pararam. Ele declarou também que é importante que as pessoas que pagaram ou trocaram favores após receberem promessas de que seriam contempladas procurem a delegacia para prestarem esclarecimentos sobre o caso.

Assim que soube das denúncias, o prefeito Március Beltrão determinou que a lista de contemplados para o Velho Chico 2 fosse suspensa e que houvesse uma rigorosa investigação para apurar essas acusações. Além disso, o Executivo municipal disponibilizou um canal no site da Prefeitura de Penedo para que as pessoas que supostamente foram lesadas ou que porventura tinham conhecimento de alguma possível irregularidade pudessem denunciar. Caso fiquem comprovadas as denúncias, um relatório será confeccionado e enviado ao Ministério Público Federal para que os procedimentos cabíveis possam ser adotados.